03 Oct 13

Picles utilizado como probiótico

Saúde express
Por Luciana Vieira

picles_nabo_cenoura

Hoje meu sogro me mandou um email pedindo a receita daquele picles que havia comentado com ele. E isso acabou me dando a grande idéia de passar a receita para vocês. Vou aproveitar que estamos na estação do Nabo e sugerir que vocês aproveitem para comprar uma quantidade maior do que usariam na cozinha normalmente e preparem este ultra fácil picles. Você pode usar também outros vegetais duros. Gosto muito de rabanete, cenoura, mini-cebola e couve-flor.

Picles utilizado como probiótico

picles_nabo_cenoura_preparo

Os picles são acompanhamentos muito usados pela macrobiótica. Originalmente o processo de fermentação de vegetais era utilizado para a conservação do alimento. Quando o vegetal se encontrava disponível (safra), vários picles eram preparados para consumo durante a entressafra. Naquela época não eram conhecidas as técnicas que hoje permitem a produção de vegetais durante todo o ano. Com as mudanças que observamos na atualidade, os picles passaram a ser considerados um condimento ou acompanhamento. Na macrobiótica eles são consumidos diariamente, em pouca quantidade, já que ajudam a manter o pH em equilíbrio, contém “bactérias amigas” e fortalecem os sistemas digestivo e imune.

Eu não gosto dos picles que encontramos por aí porque eles normalmente contém ingredientes desnecessários, são absurdamente salgados e feitos com muito vinagre. Alguns contém açúcar, HFCS (xarope de milho com alto teor de frutose), dentre outros. Então, opto por prepará-los em casa porque é mesmo muito fácil de fazê-los.

Há várias receitinhas básicas da macrobiótica, mas eu acabo mesmo sempre optando pela mais simples.

> Encontre aqui a receita mencionada acima
Se você encontrou algum erro neste texto, por favor, mande sua sugestão de correção aqui.
2 comentários
  1. Nilceia 03 Oct 2013 | 19:45

    Adorei essa receita. Muito fácil de fazer. Será que dá pra fazer tb com gengibre? Outro dia provei e achei maravilhoso. Bjs.

    Responder
    • propostanatural 07 Oct 2013 | 11:39

      É muito fácil mesmo! Se resolver fazer, depois me conta como ficou! O picles de gengibre é mesmo muito gostoso, mas não vi até hoje nenhuma receita que não levasse açúcar, ou na melhor das hipóteses, mel. Nesse caso o gengibre precisa ser descascado, cortado em “fatias” bem finas, mergulhado em água fervendo (com sal) por 3 minutos… Depois deve-se escorrer toda a água e esperar esfriar. Quando frio, deixar marinando por uns 3 a 4 dias em uma mistura de mel e vinagre de arroz (em iguais quantidades) + sal. Isso o torna doce e ao mesmo tempo salgado. Não é tão saudável! Beijos

      Responder
Escreva o seu comentário
* Não será divulgado

Up