09 Apr 14

A utopia das 5 porções por dia

Saúde express
Por Luciana Vieira

geladeira_saudavel

Tive uma aula na semana passada em que o professor comentava sobre a necessidade de comermos 10 porções de frutas e verduras diariamente para mantermos a boa saúde (o dobro do que sugere a Organização Mundial de Saúde, diga-se de passagem). Aqui pela Europa já vinham falando em “seven a day”, 7 por dia, mas seja lá qual a melhor recomendação, o que isso representa, de fato?

Bom, até mesmo eu, que estudo nutrição desde 2009, só fui descobrir o que uma porção realmente significava dias atrás, quando resolvi escrever esse artigo.

A utopia das 5 porções por dia

verduras_olivia

Essa é a Olívia, que aprendeu desde cedo a apreciar uma boa verdurinha!

No site do NHS, que é o SUS aqui da Inglaterra, encontrei a seguinte informação: “coma no mínimo 400g de frutas e verduras por dia para diminuir o risco de problemas de saúde como doenças do coração, derrames, diabetes tipo 2 e obesidade”. Já deu para entender que 1 porção corresponde a 80g.

Ora, quem é que tem tempo e dinheiro para isso?

Estava conversando com minha amiga Christine Horovitz, austríaca que morou na Suiça quase a vida toda e é muito crítica quanto aos padrões pré-estabelecidos, principalmente no que diz respeito à alimentação e hábitos de vida saudáveis.

Ela me fez algumas considerações interessantes e eu cheguei em casa e terminei de fazer umas contas. O resultado foi o seguinte:

-O cidadão comum, que trabalha, não tem tempo para comer 400g de verduras e frutas por dia, quem dirá 800g;

-O cidadão comum, mesmo trabalhando, não consegue “bancar” 12kg de verduras e frutas por mês, o que multiplicado por pelo menos 3 (sua família média), corresponde a 36 kg de verduras e legumes por mês, NO MÍNIMO!

-Quem é o cidadão médio que consegue comprar 36 kg de verduras e frutas ORGÂNICOS (já que os tradicionais estão lotados de agrotóxicos), que na conta brasileira (orgânicos são, pelo menos, 3 vezes mais caros), seria o mesmo que comprar mais de 100 kg de verduras e frutas por mês?

Eu lembro de ter ouvido no documentário Food Inc. o depoimento de um pai de família que dizia que com um dinheiro “x”, não lembro se eram 10 dólares ou algo assim, ele ia à feira e não saia com nada de lá, mas conseguia alimentar toda a sua família no Mc Donald’s. Nesse dia eu entendi que não dá para viver a utopia da Alimentação Saudável para Todos… Precisamos encontrar formas de alimentar o cidadão comum e sua família que não doam tanto no bolso e, ainda assim, garantam o mínimo necessário para manutenção da boa saúde. Uma coisa é certa: A saída não é o Mc Donald’s e toda a comida processada (e barata) existente no mundo, ao contrário.

Eu gostaria muito de ouvir sua opinião e saber como você consegue administrar essa conta, que na minha opinião não fecha. Qual é a sua receita para manter a boa saúde?

Se você encontrou algum erro neste texto, por favor, mande sua sugestão de correção aqui.
2 comentários
  1. Maria Paula Caramez 29 Apr 2014 | 04:42

    Adorei!!! Umas delicias as receitinhas
    Beijos
    MP

    Responder
    • Luciana Vieira 29 Apr 2014 | 07:54

      Obrigada, MP. Fico feliz que tenha gostado!
      Beijo enooorme pra você!

      Responder
Escreva o seu comentário
* Não será divulgado

Up