17 Jul 14

5 antibióticos que não requerem prescrição médica

Saúde express
Por Luciana Vieira

pilha_de_medicamentos

No post “Vírus ou Bactéria?” dei dicas de como evitar o antibiótico quando seu uso não é necessário. E mesmo assim, embora seja ótimo poder acabar com infecções bacterianas rapidamente (o que até a penicilina ser produzida em larga escala era muito difícil), seu uso – ironicamente – debilita nosso sistema digestivo ao “matar” também as bactérias boas que habitam nosso intestino. Antibióticos enfraquecem consideravelmente nosso sistema imunológico, o que provoca outras infecções, não só bacterianas, no futuro.

É por isso que eu corro dos antibióticos. Já tomei muitos no passado e por experiência própria sei que os médicos prescrevem antibióticos desnecessariamente. Minha primeira experiência nessa área aconteceu há 10 anos quando me consultei com um infectologista. Eu vivia doente, com infecções de todos os gêneros. Ele me indicou um antibiótico que deveria ser usado como “profilático”, ou seja, de tempos em tempos tomava um para uma infecção que ainda não aconteceu (!?), apenas para evitá-la! Hoje questiono toda prescrição médica. Já deixei de dar antibiótico prescrito pra Olivia umas 5 vezes, de infeção no ouvido a urinária, sempre tratando de forma natural para aliviar sintomas e esperando que o próprio sistema fizesse a sua parte. Sempre funcionou e ela nunca precisou tomar um sequer.

ervas_diversas

Aqui em casa usamos muito os 5 antibióticos naturais que vou listar abaixo. Se a infecção não é aguda (o que não te obriga a entrar com antibióticos no primeiro sintoma), vale a pena tentar tratá-la de forma natural. Portanto, prepare a sua listinha e leve para casa os remédios naturais abaixo:

5 potentes antibióticos que não requerem prescrição médica

alho

Alho
Ele possui antibiótico potente e ajuda a eliminar bactérias não desejadas. É também muito rico em antioxidantes e destrói radicais livres, o que também ajuda na manutenção do sistema imunológico.

A alicina (líquido amarelo obtido quando o cortamos ou amassamos) é a substância que “protege” o alho contra insetos, fungos e bactérias existentes na natureza. Ela desempenha esta mesma função no nosso organismo.

Um forma de usá-lo, é amassar um dente de alho, deixá-lo “descansar” por 5 minutos, misturar essa pasta a uma colher de chá de mel (ou manuka – abaixo). Essa mistura deve ser mastigada algumas vezes antes de ingerida. O gosto é forte, o “after taste” é ainda pior, mas eu acordo no dia seguinte zerada. Sem qualquer sinal de resfriado, por exemplo.

prata_coloidal

Prata Coloidal (Colloidal Silver)
Recentemente descobri esta maravilha. Nossa naturopata preparou uma listinha de produtos naturais que poderíamos usar em caso de infecções e a prata coloidal estava lá. Não dei muita atenção para ela, mas depois de alguma pesquisa comecei a usá-la para tratar absolutamente tudo. De resfriado, a dor de garganta, espinha, tudo que tenha origem viral, bacteriana ou fúngica.

Para quem ainda não a conhece, a prata coloidal é obtida através do processo de eletrólise, aquecimento e agitação. A prata usada é a prata puríssima, ou chamada prata 1000, em forma de eletrodos. Nesse processo são obtidas partículas pequenas o suficiente para não acumularem no organismo e serem eliminadas pelas fezes e urina.

Pesquisas recentes indicam que ela é capaz de matar micróbios resistentes a antibióticos como é o caso do SARM.

oregano

Óleo de Orégano
Super potente contra vírus, bactérias e fungos, também destrói tais micróbios sem afetar seu hospedeiro. O componente mais importante do óleo de orégano é o carvacrol. O óleo deve conter 70% de carvacrol para que seja eficaz.

equinacea

Equinácea (Echinacea)
Tradicionalmente usada para tratar feridas, difteria, infecções bacterianas dentre outras, hoje esta erva é utilizada para tratar gripes e resfriados, destruindo também, staphylococcus aureus.

abelha_colmeia_2

Mel de Manuka
Provavelmente o mais saboroso de todos os remédios naturais. Pode até mesmo ser aplicado topicamente. Descobriu-se que as bactérias não conseguem se tornar resistentes a ele.

 

Há muito outros remédios naturais, muito conhecidos e usados aqui na Europa, dentre eles: reishi, pau d’arco, unha de gato, extrato da folha da oliveira, cúrcuma e limão.

Você costuma usar algum remédio natural? Algum diferente dos citados acima? Compartilhe sua receita aqui!

 

A lista dos 5 remédios naturais acima foi parcialmente traduzida de artigo publicado no website Natural News e foi escrita por Derek Henry, consultor de saúde holístico.

 

Se você encontrou algum erro neste texto, por favor, mande sua sugestão de correção aqui.
1 comentário
  1. Edileusa Arrais 20 Nov 2015 | 21:45

    Muito Obrigada pela a listinha de antibióticos naturais
    Costumo incluir também ervas como Ortelan e alecrim

    Responder
Escreva o seu comentário
* Não será divulgado

Up