10 Dec 15

Adoçante para perder peso

Dieta
Por Luciana Vieira

Se você luta contra a balança ou simplesmente presta atenção ao que come para manter o peso que atualmente tem, pare de usar adoçante artificial. É um erro pensar que, por não ter calorias, ele pode ajudá-lo na dieta. Nenhum estudo conseguiu provar de forma categótica que o uso do adoçante tem um efeito mais positivo que o do açúcar na perda peso. Também não estou dizendo que você deve voltar a usar açúcar! Leia o artigo antes!

Adoçante para perder peso

açucares

Segundo alguns estudos, os adoçantes artificiais, na verdade, aumentaram o apetite e mantiveram estáveis os cravings por açúcar (desejos incontroláveis de comer algo doce).

Isso provavelmente acontece porque quando comemos algo que tenha sabor doce (e o adoçante se encaixa nessa lista), o corpo se prepara para assimilar aquele “açúcar”, secretando insulina (o hormônio responsável por levar aquele suposto açúcar para onde eles devem ficar armazenados). Quando há liberação de insulina, mas não há aquele açúcar para ser endereçado, os níveis de açúcar no sangue caem e a fome aumenta (porque o corpo está interessado em repor aquele açúcar que a insulina se encarregou de tirar de circulação). Embora esta teoria faça sentido, ainda não se sabe ao certo se o mecanismo é exatamente este. Há, entretanto, alguns estudos mostrando que há aumento de insulina quando consumimos adoçantes artificiais (1). Isso para mim já é informação suficiente. E além de tudo isso, adoçantes perpetuam o vício por açúcar (2). Ou seja, você não o ingere na realidade, mas os problemas dele advindos permanecem lá.

É importante também lembrar que, em geral, os estudos que trazem resultados positivos para o uso de adoçantes são patrocinados pela indústria de bebidas (3).

Muitos de vocês provavelmente já usam Stevia. Tenho buscado informação sobre este adoçante porque minha mãe e alguns amigos entraram nessa onda e descobri que ele é extraído das folhas por processos químicos em que solventes são utilizados, o que não me parece nada natural.

Minha sugestão para quem está tentando perder peso é: Não adoce nada. Isso vai te ajudar a apreciar o sabor doce que muitas comidas de verdade (não processadas) têm. E se você não está tentando perder peso e pode se dar ao luxo de comer algo adoçado, use frutas secas como base ou até mesmo mel, mas não use adoçante artificial nunca.

 

Sources

1.Pepino, M. et al. (2013). ‘Sucralose affects glycemic and hormonal responses to an oral glucose load’. Diabetes Care. Disponível: http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/23633524. Acessado em 10 Dezembro 2015.

2. Yang, Q. (2010). ‘Gain weight by “going diet?” Artificial sweeteners and the neurobiology of sugar cravings’. Yale Journal of Biology and Medicine. Disponível: http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC2892765/. Acessado: 8 Dezembro 2015.

3. http://www.dietdoctor.com/diet-coke-helps-weight-loss-more-than-water-reports-media-based-on-coca-cola-funded-report.

 

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1 comentário
  1. Nilceia Moraes 10 Dec 2015 | 21:02

    Muito boa essa informação. Por favor, continue nos atualizando com as novidades sobre esse assunto. A partir de agora, já cortei o stévia de minha dieta.

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