16 Aug 13

Saladinha

Dicas
Por Luciana Vieira

repolho_couve_chinesa_daikon

A macrobiótica não aconselha muito o uso de saladas. Talvez porque ela tenha sido “criada” por um japonês e difundida por americanos e europeus, onde há climas muito mais frios do que o nosso brasileiro. Eu passei bastante tempo sem comer saladas (a não ser a prensada, uma modalidade da macro, que retira a água do vegetal depois de prensá-lo com sal marinho), mas depois que aprendi a fazer alguns molhos rápidos, isso mudou… Tente, sempre que possível, comprar a verdura fresca (evite as saladas de saquinho, já cortadas e lavadas porque estas já não têm mais frescor nem vitalidade, e têm um gosto ruim mesmo). Para quem não tem tempo de comprar a verdura fresca, tudo bem, mas é preciso variar nos molhos.

As saladas ajudam você a equilibrar o pH do organismo, tornando-o mais alcalino. Evite saladas no inverno, mas abuse delas no verão.

Saladinha

Saladinha

Esta foto é de um prato que servi com duas saladas diferentes. Uma delas é a Salada de Repolho e Couve Chinesa (com “gotas” de pimentão amarelo e vermelho).

Eu simplesmente amo essas duas folhas para salada porque na macrobiótica as texturas são geralmente mais brandas e não te dão o prazer daquele “crec crec” quando você mastiga (o que sentimos quando comemos uma torrada, p. ex.). Esse tipo de folha equilibra qualquer prato de verduras, grãos e leguminosas cozidos porque têm essa estrutura mais firme e “crispy”. Então prepare uma saladinha dessas e sirva com uma torta de legumes e um purê de abóbora (como fiz neste jantar) ou simplesmente grelhe algumas fatias de tofu e pronto! Esta salada também fica uma delícia se você incluir daikon (um tipo de nabo super desintoxicante) ralado na receita.

> Encontre aqui a receita mencionada acima
Se você encontrou algum erro neste texto, por favor, mande sua sugestão de correção aqui.
2 comentários
  1. Chris Dupui 23 Aug 2013 | 18:45

    Oi Lu! Graças ao “post” da Ana cheguei até aqui! Antes de mais nada gostaria de te dar os parabéns pela iniciativa! Estou amando tuas receitas , que tem tudo a ver com o que eu já pratico há tempos… Mas nada como ler uma expert pois sempre temos muito que aprender. Obrigada por dividir todo o seu conhecimento conosco!!! Desejo muuuito sucesso . Eu já virei fã de carteirinha! Um grande abraço para você , Aron e Olivia ( que deve estar lindinha demais!) com carinho, Chris

    Responder
    • propostanatural 26 Aug 2013 | 19:42

      Cris, adorei te ver por aqui… eu lembro o quanto vc já se preocupava com alimentação. Espero acrescentar alguma coisa. Beijos pra todos. Os meninos devem estar enormes!

      Responder
Escreva o seu comentário
* Não será divulgado

Up