26 Aug 13

As maravilhas do alho-poró

Dicas
Por Luciana Vieira

alho_poro

Você sabe como usar esta verdura tão saborosa?

Até pouco tempo atrás eu comia alho poró em restaurantes e achava uma delícia, mas não tinha idéia de como prepará-lo. Acabei descobrindo que ele é super fácil de cozinhar e é muito versátil.

Para começar, a gente precisa aprender a lavar o dito cujo. Eu já tinha tentado de várias formas (arrancando folha por folha, abrindo as folhas uma a uma, cortando em rodelas ou pondo na peneira pra lavar…) e sempre mastigava terra quando ia experimentar os pratos, mas descobri outro dia a melhor forma de fazê-lo.

As maravilhas do alho-poró

Como lavá-lo:
Enfie a faca a 1 cm da raiz e corte-o até a outra extremidade, no comprimento. Abra folha por folha (foto no topo desta página) debaixo da água e lave-as em toda sua extensão.

alho poro 1

 

alho poro 2

O alho poró é rico em ácido fólico, vitaminas A, C, K e E, tem ação anti-inflamatória, é bastante alcalinizante, fortalecendo o sistema imune. Além de tudo isso é uma delícia e fácil de cozinhar. Tome só o cuidado de não deixá-lo cozinhando por mais de apenas alguns minutos para que ele não perca suas propriedades. Ao final do cozimento ele deve ainda ter uma cor brilhante.

O alho poró é um ingrediente quase que fundamental nas minhas sopas missô, mas tem uma receita simples com tahini (ingrediente que você deve ter sempre em casa) que quero passar para vocês. Ela é muito semelhante à Abóbora com Tahini que já mencionei em outro post, mas vou detalhar o processo abaixo.

Como já falei em um posto anterior, o Tahini é um ingrediente bastante usado na culinária do Oriente Médio, Norte da África, Turquia etc. É feito de gergelim e tem um papel muito importante em dietas vegetarianas e veganas já que possui alto conteúdo de cálcio e proteína. É uma excelente fonte de “gorduras do bem” (monoinsaturadas). É normalmente usado como ingrediente do homus e do babaganoush. Ele pode ser usado para temperar suas saladas e fazer parte de muitos pratos de vegetais e até sobremesas.

É um bom acompanhamento para o arroz e feijão de todo dia. Se você é vegetariano ou apenas evita comer carne, ele pode ser um bom aliado, porque aporta vitamina C, que por sua vez ajuda na absorção de ferro (do feijão, por exemplo) pelo organismo.

Você costuma cozinhar com alho-poró? Quer conhecer outras receitas? Deixe seu comentário…

> Encontre aqui a receita mencionada acima
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2 comentários
  1. Nilceia 29 Aug 2013 | 14:43

    Gostaria muito de ter outras receitas. Eu não conhecia alho-poró. Fiz essa receita e ficou ótima. Adorei o sabor do alho poró, que provei antes de colocar o tahini.

    Responder
    • propostanatural 04 Sep 2013 | 07:43

      Você fez o tahini ou conseguiu encontrar em algum lugar aí em SJCampos?

      Responder
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