Artigos
Alimentação e hábitos saudáveis como medicina

Antídotos contra a Ressaca

bebida

Quando comecei este blog pedi dicas aos amigos sobre os posts que poderia publicar. Um dos mais pedidos foi algo que resumi assim: “Como manter a saúde apesar dos deslizes (alcóolicos ou gatronômicos)”. Vou falar um pouco sobre a Ressaca e o que podemos fazer para tratar esses sintomas. É importante ressaltar que o Proposta Natural não está fazendo apologia aos porres e nem aprova aqueles que bebem e dirigem e/ou ficam agressivos causando danos a outras pessoas.

Antídotos contra a Ressaca

ressaca

Antes de começar o post propriamente dito, a pedidos, vou escrever um GUIA RÁPIDO neste parágrafo, caso você já esteja de ressaca e não tenha condições de chegar ao fim deste artigo. Antes de mais nada, continue hidratando-se ao longo do dia. Isotônicos (tipo Gatorade ou Powerade) não são excepcionais pelo seu alto nível de açúcar, mas podem ajudar. Além disso, faça refeições leves para repor aos poucos aquilo que foi perdido. Tente incluir os seguintes alimentos na sua dieta: brócolis, pimentão vermelho, cebolas, couve de bruxelas, gérmen de trigo, abacate, uvas passas, ameixas e damascos secos, batatas, folhas verdes, feijões, melão cantaloupe, mamão, pão branco, macarrão não integral, amido e frutas de um modo geral (peixes e ovos, para os não veganos). Chá de umeboshi é uma boa opção e tem outros usos também, além de ter data de validade quase eterna. Então inclua umeboshi na sua lista de compras e estoque-a no seu armário para qualquer eventualidade.

Tenha sempre em mente:

  1. É mais comum a gente se preocupar com os danos que o álcool causa no nosso fígado, porém as pesquisas apontam que o dano ao cérebro, e mais especificamente à memória, é muito mais importante e, inclusive, mais comum.
  2. As mulheres absorvem álcool numa velocidade maior do que os homens. Isso acontece porque possuímos maior quantidade de gordura no corpo, o que faz com que a concentração de água seja menor e a de álcool (que se dilui em água) seja em geral maior. Por isso o efeito do álcool aparece mais rápido nas mulheres do que nos homens e os danos também são maiores, mesmo que os dois pesem o mesmo e bebam a mesma quantidade de álcool.
  3. Não quero parecer repetitiva, mas para manutenção da saúde devemos buscar o equilíbrio entre o que nos acidifica e o que nos alcaliniza. Sempre, não só durante e após a bebedeira. O álcool produz um efeito altamente acidificante, que devemos tentar neutralizar logo após qualquer bebedeira, o que além de colaborar com a saúde a longo prazo (ajudando o sistema imune), fortalece processos de eliminação, diminuindo a fadiga e o mal estar.

O grande paradoxo dos efeitos do álcool no cérebro é a sensação de euforia e bem estar que ele produz. Nós, quando embriagados, acreditamos estar falando coisas muito interessantes, repetimos várias vezes a mesma coisa e rimos do que não tem graça.

Para evitar a ressaca, é importante observar alguns fatores: Obviamente se você beber de estômago vazio, a absorção do álcool será muito maior. O truque antigo de tomar uma colher de azeite ou comer antes de começar a beber realmente funciona porque a gordura ou a comida dificultam a absorção do álcool pela parede estomacal. Destilados são absorvidos mais depressa do que bebidas fermentadas como cerveja e vinho, e o açúcar acelera ainda mais o processo de absorção. Por isso, o efeito da caipirinha com açúcar (ou mesmo do espumante) é sentido mais rápido do que o do vinho seco. Resumindo, beber com o estômago vazio e bebidas destiladas, doces ou gaseificadas são fatores que facilitam a absorção do álcool.

Ok, mas você já passou por isso tudo: tomou uma colher de azeite antes do vinho, mas bebeu demais, falou besteira, ficou rindo à toa, chamou o hugo e até chorou…

Será que banho frio e café forte ajudam? Quem já não passou por isso, seja tomando o banho ou enfiando um amigo debaixo do chuveiro? Ri muito quando li no site do Dr. Drauzio Varella que “o máximo que conseguem com tais medidas é ter um bêbado desperto, porque ele continuará alcoolizado.”

Então o que você pode fazer?

ARIGATÔ UMEBOSHI!

umeboshi

A macrobiótica tem um remédio caseiro bastante eficiente para ressaca, que é o chá de Umeboshi (um tipo – japonês – de ameixa seca): Sua poderosa acidez tem um efeito alcalinizante no organismo (assim como acontece com o limão), neutralizando a fatiga, estimulando a digestão e promovendo a eliminação de toxinas. Pode ser encontrada em forma de pasta ou inteira. Você deve colocar uma Umeboshi em uma xícara, colocar Ban-chá sobre ela, tomar o chá e depois comer a Umeboshi.

CISTEÍNA: UM PODEROSO ALIADO

brocoli

Este aminoácido ajuda a eliminar a toxina que causa boa parte do mal estar da ressaca (as outras coisas seriam o desequilíbrio ácido já mencionado e a desidratação). Então devemos procurar comer alimentos que possuem boa concentração de cisteína, já que nosso corpo não consegue “limpar” o álcool que ingerimos em excesso. Inclua na sua lista pós-balada: ovos, brócolis, pimentão vermelho, cebolas, couve de bruxelas e gérmen de trigo.

SENSAÇÃO DE BOCA SECA
O álcool bloqueia a criação do hormônio que confere aos rins a capacidade de reabsorção da água num caso de desidratação. Os rins acabam enviando a água diretamente para a bexiga. Assim, a água ingerida vai embora. A título de curiosidade, ingerir por volta de 250 ml de bebida alcoólica faz com que o corpo expulse de 800 ml a 1 litro de água; uma relação complicada. Conforme a quantidade de álcool diminui na corrente sanguínea, esse efeito diurético também diminui, portanto, aproveite e hidrate-se bem.

RECARREGUE OS MINERAIS

vegetais_verdes

Devido a esse efeito diurético, muitos minerais deixam nosso corpo por meio da urina. A baixa nos níveis de sódio e potássio causam vários desconfortos. Para repor o potássio você não precisa passar o dia comendo apenas banana. Além dela, há outras fontes ricas neste mineral: peixes, abacate, uvas passas, ameixas e damascos secos, batatas, folhas verdes, feijões, melão cantaloupe e mamão. E também não use a necessidade de reposição do sódio como desculpa para comer pizza ou batata frita salgada no café da manhã. Se você não está aguentando comer nada, um isotônico também está valendo.

FALTA DE ENERGIA

Ressaca 2

O álcool destrói a reserva de glicogênio do fígado. A falta desta fonte de energia é também responsável pela fraqueza, fadiga e falta de coordenação depois da balada. Podemos ajudar a sua reposição comendo alimentos compostos  por carboidratos simples de rápida absorção (somente aqui e depois da atividade física, o pão branco e o macarrão não integral estão liberados!). Amido e frutose também ajudam. Tudo isso contribui para que o corpo se acidifique ainda mais, portanto tente equilibrar a acidez dos açúcares com ingestão de verduras. Se você é bastante ativo, percebe que após uma noitada com álcool (e não precisa ser muito) seu corpo não aguenta o ritmo na academia ou na corrida. É culpa do glicogênio, que não está mais lá para ser utilizado.

Quando eu comecei a estudar sobre alimentação e comecei a entender o que os excessos faziam com o nosso corpo, passei um tempo sendo absolutamente radical. Não fazia mais nada reconhecido como “não-saudável”. Aos poucos percebi que esse comportamento não se encaixava na minha vida, porque não vivia em uma comunidade macrobiótica e tinha amigos que seguiam fazendo tudo do mesmo jeito. Além disso sempre gostamos de sair para jantar, tomar um bom vinho etc. Pouco a pouco fui percebendo que é possível manter o corpo saudável (nunca mais fiquei doente e devo ter um resfriado por ano, que dura 1 ou 2 dias no máximo) fazendo tudo de forma equilibrada sem me privar daquilo que gosto. Quando você se alimenta bem a maior parte do tempo um deslize ou outro não tem grandes impactos na sua saúde.

 

Para preparar a primeira parte deste artigo, utilizei dados informados no site do Dr Drauzio Varella, em entrevista com o Dr. Ronaldo Laranjeira, médico e coordenador da Unidade de Pesquisa em Álcool e Drogas na Escola Paulista de Medicina na Universidade Federal de São Paulo.

0 comentários
Escreva o seu comentário
* Não será divulgado

Up