19 Jul 13

Almoço rápido

Dicas
Por Luciana Vieira

Grao de Bico, Quinoa e Salada

Uma combinação perfeita e equilibrada… Grão de Bico, Quinoa, Abóbora com Tahini e Saladinha de Espinafre e Beterraba. Se você já tiver o grão de bico preparado na geladeira, um prato como esse pode ser preparado em 20 minutos.

Almoço rápido

quinoa_vermelha Preparação da Quinoa

Ingredientes:

Azeite de Oliva
1 dente de alho picado
½ cebola picada
1 pitada de sal
Água

A quinoa pode ser preparada de forma convencional, como fazemos arroz. Basta colocar algumas gotinhas de azeite na panela, fritar um pouco de alho e cebola bem picadinhos, adicionar uma pitada de sal, depois a quinoa (1 xícara deve ser suficiente para 2 pessoas) e cozinhá-la conforme indicado na embalagem. Em geral 15 min são suficientes. A vantagem da quinoa é que ela é um (pseudo) cereal, mas não precisa, como os demais (arroz, cevada, trigo, por exemplo) combinar-se com uma leguminosa para formar proteína. Ela contém em si todos os aminoácidos essenciais. Nesta receita eu a combinei com grão de bico (uma leguminosa, como o feijão ou a lentilha) mas não seria necessário.

Preparação da Abóbora com Tahini

tahini

Tahini (creme ou pasta de gergelim)

Ingredientes:

½ abóbora cortada em quadrados de 1 cm2 (não é necessário retirar a casca)
Água
2 colheres de sopa de Tahini (pasta/creme de gergelim)
Shoyu (opcional)

Coloque as abóboras na panela, adicione água para cobri-las pela metade. Cozinhe por uns 10 min e cheque se já consegue espetá-las com um garfo (elas devem estar macias, mas não desmanchando, ou se partindo). Ao final do cozimento não deve mais haver água no fundo da panela. Adicione o Tahini e mexa com cuidado. Experimente e verifique se, para o seu paladar, é preciso adicionar sal. Se sim, adicione algumas gotas de shoyu. Sobre o Tahini, ele é um ingrediente bastante usado na culinária do Oriente Médio, Norte da África, Turquia etc. É feita de gergelim e tem um papel muito importante em dietas vegetarianas e veganas já que possui alto conteúdo de cálcio e proteína. É usado como ingrediente do homus e do babaganoush.
salada_beterraba_espinafre

Preparação da salada:

Não há segredo no preparo. Você pode misturar todos os ingredientes que desejar. A minha salada eu fiz apenas com espinafre, beterraba, muzzarela de búfala e sementes de girassol. O segredo, na verdade, está no tempero (e no fato de que muitas vezes compro o espinafre orgânico limpo e lavado e a beterraba também orgânica já cozida, em vácuo). Para este tipo de salada (com folhas) eu gosto muito de fazer o tempero mais fácil e equilibrado que conheço.

Ingredientes:

Sal marinho
1 dente de alho
½ limão
Azeite de Oliva

Triture o alho e coloque-o no morteiro, adicione o sal. Macere bem o sal e o alho até formar uma pasta grossa. Misture o azeite e adicione tudo à salada. Se tiver gengibre em casa, rale um pedaço e extraia seu sumo… Umas gotinhas são suficientes para dar um toque especial ao tempero.

Bom apetite!

Se você encontrou algum erro neste texto, por favor, mande sua sugestão de correção aqui.
0 comentários
Escreva o seu comentário
* Não será divulgado

Up