Artigos
Alimentação e hábitos saudáveis como medicina

Valorizar coisas e pessoas faz bem à saúde!

Hoje eu pensei em falar sobre um dos sentimentos que nos ajudam a manter um pH saudável no organismo e de quebra ainda nos traz prazer e bem estar.

Eu gosto muito da expressão em inglês take for granted que, simplificando, significa valorizar pouco ou não dar qualquer valor para algo ou alguém. Para manter uma boa saúde precisamos aprender a valorizar aquilo que nos rodeia. Esse sentimento provoca importantes reações no cérebro e pode ser considerado (como já mencionei no artigo “Equilíbrio ácido-alcalino”) um alimento de grande potencial alcalinizante.

familia_na_grama

Quantas vezes por dia a gente pára por 1 minuto sequer para pensar naquilo pelo que estamos gratos? Quantas vezes nos damos conta de que há muitas razões para agradecer o que temos e as pessoas que estão a nossa volta? Quantas vezes você se pega reclamando de alguma coisa e esquece de reconhecer a maravilha de tantas coisas que estão por aí? E não precisamos ir muito a fundo ou ser muito criteriosos. Apenas preste atenção às coisas mais simples: o sorriso do seu filho quando acorda de manhã APESAR da noite mal dormida (sua e dele), ou mesmo seu simples abraço; a praia em que você passa o fim de semana APESAR do trânsito absurdo para chegar até lá; o trabalho que você tem APESAR de o chefe pensar tão diferente de você. Se isso ainda é difícil, pense nas pessoas que não têm nada do que você tem e muitas vezes são tão felizes! Um simples sol brilhando no céu pode fazer o seu dia! Sei disso porque quando vivia no Brasil não dava a menor importância para ele e agora aqui em Londres quando ele aparece não ficamos nunca em casa. Às vezes páro no meio da calçada, em um ponto em que não há sombra, fecho os olhos e respiro fundo, sentindo o calor do sol no meu corpo. Naquele dia não preciso de mais nada para me sentir feliz!

royal_botanic_garden_london

Comecei a pensar nesse assunto quando estudei o assunto mindfulness (que seria algo como viver o momento presente). Quando falei sobre gerenciamento do estresse mencionei o fato de que vivemos pensando no passado, no futuro, não vivemos o presente e que isso nos deixa exaustos. Quantas vezes você faz planos para, por exemplo, jantar em um restaurante legal e chega lá, engole a comida sem sentir o gosto (está provado que a gente está atento à primeira garfada, se distrai e depois só percebe a última porque está acabando) e durante o jantar ainda fica pensando em qual vai ser o próximo programa interessante que você vai fazer? Você, de fato, aproveitou o jantar ou só esteve lá de corpo presente porque sua mente, na verdade, estava em algum outro lugar? Vamos procurar estar mais presentes naquilo que estamos fazendo ou vivendo. Você pode estar certo de que não vai take for granted alguns momentos incríveis da sua vida porque você vai realmente estar lá para vivê-los. Não basta apenas comermos comida orgânica todo dia, cozinharmos vegetais e grãos integrais. Isso já é um grande passo, é claro, mas precisamos também nutrir nossas mentes com “alimentos” saudáveis.

campo_de_flores

Você tem o hábito de valorizar aquilo/aqueles que fazem parte da sua vida? Vamos fazer o exercício de enumerar 3 coisas maravilhosas que temos e que não valorizamos como deveríamos? É possível fazer isso por 3 dias? Por 30 dias? Vou fazer o mesmo… Que tal fazermos este exercício ao escovar os dentes pela manhã? Não requer tempo extra nem muita dedicação. Depois me conta como está sendo a experiência. Quero saber!

Cheers!

6 comentários
  1. Alessandra 25 Sep 2013 | 14:22

    Adorei, bela mensagem! Precisamos mesmo pensar nisso e ensinar esse pequeno/grande gesto de gratidao aos nossos filhos.

    Responder
    • propostanatural 26 Sep 2013 | 12:29

      É verdade. Acho que essa é uma das nossas “missões”como mães. Temos que aprender a fazer isso todos os dias para que sejamos capazes de ensinar pelo exemplo. Muitas vezes não nos damos conta de que reclamamos de coisas insignificantes…

      Responder
  2. Barbara 25 Sep 2013 | 20:43

    Lu,
    Tenho certeza que reconhecer a felicidade eh o grande segredo dela! Agradecer ajuda muito nesse processo.Acho que os momentos de agradecimento funcionam meditacao. Limpa a mente. Faz a alma sorrir.
    Parabens pelo blog!
    beijo

    Responder
    • propostanatural 26 Sep 2013 | 12:33

      Barbara, é isso mesmo! Muitas vezes corremos tanto de um lado para outro e achamos que não temos 5 ou 10 minutos para meditar ou simplesmente pensar nas coisas boas que a vida nos dá. E no entanto, passeamos pela Internet ou pelo Facebook assistindo um vídeo em que o gato do vizinho faz acrobacias… E aí se vão 30 minutos sem percebermos que esse tempo todo passou…

      Responder
  3. Vânia Hercilia Talarico Bruno 29 Sep 2013 | 12:05

    Luciana, adorei este post! É bem isto mesmo…temos tudo o que precisamos para sermos felizes!!!
    Todos os dias à noite, ao colocar meus meninos para dormir, eu pergunto a eles o que eles querem agradecer ao Papai do Céu, de depois rezamos. Isso faz muita diferença!
    Seu blog é uma delícia de ler!
    Parabéns!

    Responder
    • propostanatural 30 Sep 2013 | 16:58

      Vânia, obrigada por sua mensagem. Pessoas como você me trazem muita satisfação e a certeza de que devo continuar dividindo aqui com vocês tudo o que tenho aprendido. Muito obrigada.

      Responder
Escreva o seu comentário
* Não será divulgado

Up