Artigos
Alimentação e hábitos saudáveis como medicina

Por que a sua dieta não funciona?

Estou escrevendo pouco ultimamente porque estou estudando demais! Estou em época de provas e não estou conseguindo passar aqui pelo blog, mas hoje queria só mandar uma notinha para vocês refletirem.

Sei que muitos de vocês ainda permanecem obcecados com perda de peso e tentam manter uma dieta com baixa ingestão de gorduras. Se você ainda está seguindo essa linha, páre!

Por que a sua dieta não funciona?

pare

Primeiro páre e pense porque será que não está funcionando. E quando funciona, é só você chegar lá que o peso volta todo de novo ou até mais um pouco. Ou então você até chega lá, mas se sente cansado, acabado, deprimido.

Nosso corpo é uma máquina perfeita (até que a gente a arruine completamente) e tem como objetivo, por todo o nosso passado, a manter o maior peso possível. Isso porque precisamos de energia para uma época de vacas magras. Porém, como essa época nunca chega, porque comemos muito mais do que o nosso corpo necessita ininterruptamente, ele utiliza a glicose (açúcar) dos alimentos como fonte de energia e o que não precisa, ele guarda em forma de gordura, para usar um dia se necessário. E como a vaca está cada vez mais gorda, quem tem que carregar os quilos a mais é você!

Acredite no seguinte… E se não acreditar, por favor, busque informação… Ela está aí disponível para qualquer um.

Já foi provado que o que engorda não é GORDURA! O que engorda é AÇÚCAR!

E não estamos falando só daquele branquinho que todos conhecemos tão bem. Estamos falando do açúcar que foi adicionado a toda comida processada/industrizada que você come, fast food e outras guloseimas, estamos falando dos carboidratos, sim, eles mesmos… O carboidrato do pão que você come de manhã, do cereal, da batata, da massa (que por sinal, em geral, vêm empacotados com muito açúcar também, do branco).

comendo_batata_frita

Quando começamos a pressionar a indústria de alimentos para que fabricassem produtos com baixo teor de gordura, os “light” que são tão famosos no Brasil, eles simplesmente tiveram que fazer uma substituição importante… Muito bem… Tiramos a gordura, que é o que dá sabor para o alimento e agora? Como conferir algum sabor a esses “alimentos” (ponho entre aspas porque alguns alimentos processados não podem nem ser chamados de alimento)? Muito simples, vamos abarrotá-los de açúcar. E também gordura vegetal, porque assim aumentamos o seu tempo na prateleira…

Mas e o azeite? Esse não faz bem?

Pessoal, está na hora de aprendermos o que realmente faz sentido no meio de toda essa chuva de informação desconexa que vemos por aí. Azeite de Oliva frio (sobre a comida ou salada) é excelente. Óleo de Soja, Girassol, Milho etc, não! Especialmente se vem na comida processada, ou seja, já foi aquecido e se tornou tóxico, além de apresentar vários outros problemas que não vale a pena discutir agora. Leia sobre óleos e azeites aqui.

Esse texto é apenas um alerta, um cutucão pra você continuar em busca da informação que faz sentido… Se ainda não leu meu artigo sobre “O Grande Equívoco sobre o Colesterol”, dá uma passada por lá. Esse é outro assunto importante e que simplesmente tomamos como verdade (que colesterol faz mal) porque alguém em 1950 apresentou esta teoria, a indústria comprou, passou a utilizar gordura vegetal (em vez da animal, que é rica em colesterol) nos alimentos processados, e outras pesquisas que indicavam o contrário simplesmente perderam força e subsídio. Sem dinheiro nenhuma pesquisa segue adiante e a hipótese contrária vai parar no esquecimento.

Não permita que esses assuntos parem no esquecimento. Questione, discuta, leia mais. Não aceite o que seu médico diz sobre nutrição. Primeiro entenda quantas horas de aula de nutrição ele teve na faculdade! Talvez você descubra que ele teve a mesma exposição que você ao tema. Se os profissionais que são maioria por aí entendessem realmente o assunto, não estaríamos no meio dessa epidemia de obesidade, problemas cardíacos e diabetes tipo II que temos por aí. Pense nisso!

Você também se sente confuso com tanta informação desencontrada que existe por aí? Você acha difícil seguir “a dieta ideal” porque tudo parece bom agora e no minuto seguinte alguém diz que não é mais?

 

 

0 comentários
Escreva o seu comentário
* Não será divulgado

Up