Artigos
Alimentação e hábitos saudáveis como medicina

O açúcar que alimenta o câncer

açucar_po_cubos

Segundo muitos pesquisadores, o açúcar representa um risco para a saúde e contribui para cerca de 35 milhões de mortes no mundo todos os anos. O nível de toxidade do açúcar é tão grande, que para alguns deveria ser considerado uma substância de potencial tóxico como são o álcool e o cigarro. Para outros, deveria-se criar uma taxa sobre todos os alimentos e bebidas com adição de açúcar, tamanha é sua ligação com a diabetes tipo 2, que vem aumentando absurdamente no mundo.

O açúcar que alimenta o câncer

acucar_doenca

O problema do açúcar não são somente o diabetes, a síndrome metabólica, hiper e hipoglicemia, refluxo, doenças cardíacas, para citar apenas alguns… Açúcar e câncer caminham tão juntos, isso já é sabido, mas mesmo assim muitos médicos ainda pecam em não tentar influenciar seus pacientes a pararem de alimentar seus cânceres com produtos que contenham açúcar. Isso se deve ao fato de que a medicina tradicional ainda não acredita que uma coisa tenha a ver com a outra e entende os resultados das pesquisas como inconclusivos ou superficiais.

Porém, felizmente, cada vez mais médicos e, claro, profissionais que seguem linhas alternativas ou de medicina complementar, acreditam que a maneira mais lógica, eficaz, segura, necessária e efetiva de se tratar o cancer é cortar aquilo de que tumores e células cancerígenas se alimentam, fazendo com que elas se tornem famintas com a falta de glicose.

Pesquisadores do Huntsman Cancer Institute em Utah parece terem sido os pioneiros em descobrir que o açúcar realmente alimenta os tumores. Para vocês terem uma idéia, em 1923 já era sabido que células cancerígenas necessitam de muito mais glicose para sobreviver do que células normais. Em junho de 2012 foi publicada pesquisa (no artigo Molecular System Biology) que demonstrou que privação de glicose ativaria todo um processo que levaria à morte de células cancerígenas como resultado de uma intrincada acumulação tóxica. Já falei sobre o quanto o açúcar causa inflamação no corpo no artigo “Açúcar – esse sim é o grande vilão“. Um dos desdobramentos deste processo inflamatório é justamente o aparecimento de células cancerígenas, que dependem de glicose para continuar crescendo e se proliferando. Já é sabido que células normais, uma vez não encontrando mais glicose para ser utilizada como forma de energia, são capazes de metabolizar gordura. Células cancerígenas não.

Não é preciso muita pesquisa e muito estudo para perceber que alguma coisa aí está errada. Se você já tratou câncer ou conhece alguém que o fez por meio de mudanças estratégicas na alimentação, por favor, eu gostaria muito de saber como isso aconteceu. Infelizmente, em todas as histórias que ouço, oncologistas se limitam a dizer “mantenha uma dieta saudável” e é basicamente esta a orientação da maioria.

pare_com_o_acucar

Não estaria na hora de começarmos a pressionar os profissionais envolvidos no tratamento do câncer para que eles se tornem cada vez mais capazes de orientar seus pacientes quanto à melhor dieta e prática de hábitos de vida saudáveis para tratar enfermidades e principalmente o câncer? Fui buscar informação e fiquei horrorizada ao descobrir que, no Brasil, a estimativa para o ano de 2014 (e 2015) aponta para a ocorrência de aproximadamente 576 mil casos novos de câncer*.

Comece hoje a se preocupar com a sua dieta e a maneira como você gerencia o stress. É bastante complicado tentar se alimentar de maneira saudável quando o que há disponível é junk food e o que há de saudável não é nada convidativo. Cozinhe um prato por dia ou um prato por semana, que seja. Aprenda a se virar bem na cozinha para que fique cada vez mais fácil e rápido preparar um prato saudável. Não é necessário muito tempo e energia. Eu acredito que todos nós nos sentimos mais felizes quando nos damos conta de que somos responsáveis pela manutenção da nossa própria saúde. E é, sem dúvida, uma conquista quando nos tornamos totalmente independentes de ajuda para nos alimentar e viver bem. Evite ao máximo o açúcar. Ele já está escondido mesmo no molho pronto do macarrão ou da carne, no pão, que são coisas inevitáveis, que você vai acabar comendo de qualquer forma porque não dá para ser natural e cozinhar do “zero” tudo aquilo que te alimenta.

Quis escrever sobre este tema para de alguma forma sensibilizá-lo a repensar a sua saúde. Se você já leva uma vida saudável, talvez possa influenciar aqueles que estão ao seu redor para que comecem a fazer o mesmo. Se você tem câncer, tem algum histórico de câncer na família ou conhece alguém que esteja passando por isso, vá atrás de informação, leia mais sobre o tema. Há sempre uma saída. Não importa a dieta. Lembre-se que seja ela MacrobióticaPaleo, do Tipo Sanguíneo, etc, todas restringem enfaticamente o uso do açúcar. Não se deixe convencer pelo argumento de que dieta não faz tanta diferença. Essa é uma afirmação equivocada de muitos que teoricamente têm a obrigação de orientá-lo, que são os profissionais de saúde que estão por aí.

Eu queria muito ouvir sua opinião com relação a esse assunto e qual foi sua experiência, caso tenha tido alguma, com médicos e outros profissionais.

 

*Dados retirados da webpage do INCA (Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva).

O artigo principal no qual me baseei para escrever este post está disponível no site do Dr Sircus (Cancer & Sugar, de dezembro de 2012)

55 comentários
  1. Nathalie 03 May 2014 | 14:45

    Oi Luciana, parabéns pela matéria! Eu já venho cortando o açúcar da minha vida a alguns anos após ler e ouvir sobre seus malefícios como: dificultar a digestão, enfraquecer o sistema imunológico, alimentar a candida albicans que nos habita etc… E isso realmente mudou a minha vida! Tanto é que hoje, comer doce para mim é enxaqueca na certa!
    Concordo com você, é uma lástima ver que a comunidade científica/médica não se mobiliza para concientizar a população do veneno que é o açúcar refinado. Não é somente uma questão de estética, é questão de saúde e longevidade!

    Responder
    • Luciana Vieira 05 May 2014 | 14:21

      Nathalie, obrigada pelo comentário e por dividir a sua experiência. Acontece o mesmo comigo! O que a gente pode fazer sobre isso é tentar influenciar a família, os amigos e quem a gente gosta nesse mesmo sentido. Comecei o blog com essa idéia… espero estar contribuindo de alguma forma. Beijo grande pra vc!

      Responder
  2. Angelica Fortunato 02 Jun 2014 | 02:35

    Posso substituir o açucar por outro tipo ou não?

    Responder
    • Luciana Vieira 02 Jun 2014 | 13:31

      Oi Angelica, tudo bem? O ideal é tentar encontrar formas de não usar nenhum tipo de “adoçante”. Açúcar, seja ele branco, marrom, mascavo, Demerara, todos funcionam da mesma forma no organismo. Algumas pessoas se adaptam bem com Stevia, que é um adoçante natural e segundo pesquisas não é prejudicial a saúde. Aqui fora (Inglaterra) o Xylitol é também bastante usado, mas não o estudei afundo ainda, então não saberia dizer se é realmente saudável. O que eu procuro fazer é usar alguns adoçantes naturais… As frutas e frutos secos são uma excelente opção. Acho que vale você fazer uma lista das coisas em que vc costuma colocar açúcar e encontrar formas de substitui-lo. Foi o que fiz. Ao final decidi que para algumas coisas iria acostumar o paladar sem ele… é o caso do café, por exemplo. Quando tomo é sempre sem açúcar e acabei me acostumando. Lembre-se de que há muito açúcar em tudo o que compramos no supermercado! Se conseguirmos deixá-lo para os momentos em que não conseguimos evitar, melhor!

      Responder
  3. Jeferson Matos 12 Aug 2014 | 20:10

    Olá, Luciana. Gostei demais do seu blog, e dou os mais sinceros parabéns. Vim parar aqui após uma pesquisa no Google, sobre a associação do câncer com o uso indiscriminado de açúcar de cozinha, além também do mesmo ser apontado como supressor do sistema imunológico.

    Sou educador físico pela UFMG, mas antes disso hipocondríaco (hahaha sim, admito), e morro de medo de ter câncer. Sou vegetariano (essa opção foi mais por respeito aos animais) e busco alternativas saudáveis para prolongar minha vida de forma plena, sem doenças.

    Bem, indo ao ponto, busquei informações sobre a (o) stevia. Existem poucos estudos a longo prazo. Alguns apontam como dotada de propriedades carcinogênicas, outros até como anti-carcinogências. Os japoneses atestam, de forma empírica, sua segurança, mas ainda não há um conjunto significativo de informações consistentes sobre seu uso a longo prazo, como substituto do açúcar de cozinha, para as “formigas” de plantão.

    Encontrei duas fontes do common sense:

    http://www.acefitness.org/certifiednewsarticle/1644/the-truth-about-stevia-the-so-called-quot-healthy/

    http://www.livestrong.com/article/355480-stevia-and-cancer/

    No google acadêmico, vejo muitas citações buscando a parte anti-carcinogênica. Acho que careço de pesquisas mais aprofundadas sobre o assunto.

    Novamente, parabéns por seu blog. Gostaria de manter contato.

    Grande abraço!

    Responder
    • Luciana Vieira 13 Aug 2014 | 20:49

      Oi Jeferson, obrigada pelo seu comentário e pelo vasto elogio. Quando a gente escreve num blog, a menos que tenha um milhão de seguidores e todos falem a respeito, a gente só fica sabendo que está na direção certa quando recebe comentários como o que você fez. Como normalmente as pessoas lêem o texto, mas não se importam em fazer comentários a gente se sente meio sozinho, sabe? Então agradeço mais uma vez.
      Eu também já li muito sobre a Stevia. E sei que aí no Brasil, além da Stevia, que alguns nutricionistas até consideram tóxico se ingerida em grande quantidade, a sucralose faz sucesso. Com relação a esta última sou absolutamente contra, mas não consegui ainda chegar a um consenso sobre o uso da Stevia. Então não uso. E procuro nunca usar adoçante. Quando necessário adoço com frutas ou com frutos secos sem adição artificial de açúcar. Talvez essa possa ser uma op’cão pra você também? Obrigada por compartilhar os artigos. Vou dar uma olhada neles com calma. Um grande abraço.

      Responder
  4. Raphael Medeiros 31 Aug 2014 | 18:02

    Olá. Eu achei o seu Artigo muito interessante. E resolvi escrever aqui para falar que quando eu tirei o açucar branco do meu cardápio, coisas do tipo como inflamações, aftas, e até coisas de ordem mental como a “sindrome do pânico” pararam. Eu já desconfiava que o açucar, mesmo em pequenas quantidades já faziam muito mal a saúde. E eu lembro que o meu humor mudava muito para pior por causa disso. Eu nunca usei drogas, não bebo, nem fumo , mas acredito que este tipo de coisa que se adiciona a comida é as vezes muito pior.

    Responder
    • Luciana Vieira 01 Sep 2014 | 09:28

      Raphael, obrigada por postar aqui a sua experiência. Muito legal vc ter sentido isso “na pele”. Quando a gente experimenta a sensação ruim que alguns alimentos nos dá, eh mais fácil conseguirmos deixá-los fora da nossa dieta. Eu estou nesse momento experimentando uma dieta, para postar no blog a experiência, que corta quase todo o carboidrato (mantém apenas o carboidrato dos legumes, verduras e frutas). A idéia é diminuir inflamação no organismo, equilibrando hormônios, permitindo que se durma melhor, dentre outras coisas. Estou notando uma diferença incrível. Fique atento que logo vou postar o resultado no blog! Um abraço!

      Responder
  5. silvana takahashi 17 Sep 2014 | 00:46

    Ola Luciana! Parabéns pela sua matéria…. Minha mae esta em tratamento quimioterapico…. Quando VC fala em substituir o “açúcar” , por frutas ou frutos secos, como fazer isso? Como utilizar os mesmos, por exemplo….
    E sobre a sua dieta de experiencia de cortar “quase” todo o carboidrato…como fazer isso?
    Obrigada pelas informações, são com certeza, de muita importância!!
    Um grande abraço

    Responder
    • Luciana Vieira 21 Sep 2014 | 16:07

      Oi Silvana, sinto muito pela sua mãe e por tudo o que devem estar passando. Quando falei em usar frutos secos em vez de açúcar, estava me referindo basicamente a receitas que o pedem… Bolos, tortas, etc. No caso da sua mãe, e com ajuda de um profissional qualificado, diria ser prudente cortar todo açúcar e diminuir ao máximo a ingestão de carboidratos, mantendo na alimentação apenas alimentos de alto teor nutritivo e gordura de boa qualidade. A eliminação quase completa de açúcares da dieta é feita principalmente pelo aumento de gordura, que é o que nos dá sensação de saciedade. É uma substituição absolutamente saudável. Já está mais do que provado que o vilão realmente é o açúcar e não há qualquer evidência científica de que a gordura (mesmo saturada) faça mal a saúde, pelo contrário. Abraços.

      Responder
  6. Manu 18 Dec 2014 | 19:25

    Olá Luciana, me trato em um hospital chamado São José, aqui em São Paulo, e uma das primeiras recomendações que recebi a respeito do tratamento era para diminuir evitar ou parar de comer ao máximo o açúcar. Digo assim pois eles não proíbem forçando a barra, pois sabem que é um momento um pouco delicado para algumas pessoas, mas dão recomendações da diminuição do açúcar, para dar preferencia para os açúcares de frutas, chocolates amargos e coisa e tal.

    Responder
    • Luciana Vieira 24 Jan 2015 | 14:09

      Oi Manu, obrigada pelo comentário! Essa é sem dúvida uma iniciativa muito boa. Infelizmente não é a realidade de muitos hospitais. Aqui em Londres, por exemplo, muitos hospitais têm aquelas “vending machines” com refrigerantes, chocolates da pior qualidade e batata frita. Para mim é uma decepção ver isso, mas só nos resta comentar, falar com quem toma a decisão e esperar que de alguma maneira possamos influenciar de forma positiva.

      Responder
  7. maurio 04 Mar 2015 | 01:04

    Recomendo a leitura do livro Açúcar o perigo doce. Basta digitar no google açúcar o perigo doce download, você vai poder baixar a versão em pdf do livro do site monografias.com . O livro é muito bom. Depois de lê-lo cheguei a conclusão que a melhor alimentação é a de verduras e frutas. Sem carnes, leite e principalmente sem açúcar e alimentos industrializados.

    Responder
    • Luciana Vieira 09 Mar 2015 | 17:33

      Oi Maurio, obrigada pelo comentário e pela sugestão de leitura! Vou procurar! Um abraço, Luciana

      Responder
  8. Sirlene 20 Mar 2015 | 00:55

    Materia interessante, já tinha pensado a respeito disso, minha mãe teve câncer e antes da doença aparecer ela consumia muita coisas doces e já bem com a doença mais avançada passou a rejeitar tudo que tinha açúcar.Sempre achei que o tratamento dependia também de um acompanhamento nutricional mais rigoroso

    Responder
    • Luciana Vieira 20 Mar 2015 | 09:16

      Sim, Sirlene, a nutrição pode ajudar muito nesses casos. E o açúcar é realmente um grande problema mundial. Os malefícios do açúcar já estão caindo na opinião pública e muitos já sabem que devem evitá-lo. Beijos.

      Responder
  9. Eli Martins 05 Apr 2015 | 22:45

    Meu pai esta com câncer de pulmão estadiamento IIIA e fez duas sessoes de quimioterapia. Ocorre que de uma semana para cá adquiriu o hábito de comer balas (1 pacote por dia). Fica revoltado quando falamos que está comendo muito e que será ruim para ele. Isso pode ter alguma relação com a doença?

    Responder
    • Luciana Vieira 04 May 2015 | 16:24

      Eli, sinto muito pelo seu pai. É impossível dizer se isso pode ter alguma relação com a doença em si, mas posso garantir que não ajuda em sua recuperação e até mesmo a lidar com os efeitos colaterais da quimioterapia. Esse momento é mesmo difícil e muitas vezes o paciente tem o sentimento de que já está se privando de tantas coisas… Espero que vocês passem logo pela fase mais difícil. Um abraço e desejo muita força pra vcs passarem por essa.

      Responder
  10. Valter Cruz 10 Apr 2015 | 16:06

    Oi Luciana. Parabéns pelo Blog.
    Existe alguma restrição ao consumo de frutas?

    Responder
    • Luciana Vieira 04 May 2015 | 16:18

      Sim, Valter. A quantidade de frutose (açúcar) é bastante alta tb. É claro que comparativamente é melhor comer uma fruta do que uma barra de chocolate com 50% de açúcar refinado, mas é importante manter o consumo de açúcares ao mínimo! Um abraço.

      Responder
  11. Egly Hadlich 12 May 2015 | 00:11

    Estou com câncer de mama. Nos próximos dias farei uma cirurgia para retirada do nódulo e parte da mama. Doravante a análise clínica, farei a radioteapia. Depois não sei. Por outro lado, a ingestão de açúcar me faz sentir fraqueza muscular, do tipo não aguentar ficar em pé. E, isso não é somente agora, pois há cinco anos sinto tais sintomas. Procuro evitá-lo, mas tem hora que acabo não resistindo. A fraqueza torna-se maior. Inclusive quero pesquisar mais sobre o assunto para obter melhores repostas.

    Responder
    • Luciana Vieira 13 May 2015 | 19:08

      Oi Egly, obrigada pelo comentário. E boa sorte no seu tratamento. Espero que passe por tudo da melhor forma possível!
      Como vc está em tratamento imagino que vc já tenha passado por um check-up, certo? Vc já comentou com o médico como se sente? A sensação que vc relata pode tanto ser simplesmente algo simples como a queda dos níveis de açúcar no sangue logo após um alto pico… ou algo mais complexo, que deve ser investigado por um médico. Não deixe de falar sobre seus sintomas para avaliar se se trata de hipoglicemia. De qualquer forma o açúcar deve mesmo ficar fora das nossas vidas, se possível. Quanto menos açúcar comemos menos temos vontade de comer… Então quanto mais longe melhor! :) Beijos e boa sorte.

      Responder
  12. Suzana 30 Jun 2015 | 16:08

    Eu nunca escrevi sober isso , mas penso que posso ajudar . Eu tive um nodule no seio esquerdo em 2008 , Antes da biopcia do nodulo eu entrei em dieta e pedi a Deus orientacao . Eu comecei a ler tudo , tudo

    .Tirei acucar , e derivados de leite , comecei a tomar suco de acai organico todos OS Dias , uma colher de sopa de azeite extra virgem , sucos de brocolis , Couve , linhaca dourada organica . Fiz a pulsao e marcaram a biopcia . A minha biopcia teve de , depots de alguns Dias for para o MAYO aqui nos Eua . Eu Tirei um pedaco do tamanho de uma moeda. result ado . Em Volta do nodulo existiam celulas que esta am mortas e um muco e ninguem soube explicar dois. Laboratories aqui nos EUA ! Else disseram que em volta de um nodulo geralmente exist em celulas cancerigenas mas else Nao tinham como comprovar se as celulas mortas eram cancerigenas .
    Continuei minha vida comendo pouco acucar e muito antioxidant es frutas verduras . aqui estou em em 2015 , nunca Mai’s apareceu nada nos meus seios . Obs eu Nao como carne vermelha a 22 Anos .
    Eu tomo azeite em jejum , e acai no cafe da Manha , noses , castanha do para , pouco carboidrato .
    Eu pedi a Deus pra me curar e me livrar e Fui levada a nutricao , hoje eu cuida de toda familia , orients do a comer melhor e todos comer menos acucar a carboidratos . Espero abencoar

    Responder
    • Luciana Vieira 06 Jul 2015 | 16:33

      Oi Suzana, obrigada pelo por dividir sua experiência e por decidir escrever sobre isso aqui. Há coisas que acontecem na vida que realmente são capazes de mostrar um novo caminho. Que bom que vc conseguiu se manter nele. Um beijo grande.

      Responder
  13. vanda 03 Jul 2015 | 23:02

    Meu marido esta com câncer pulmão . Crsnio quero corta o açuca vou dubidtituilo pelo? Responda

    Responder
    • Luciana Vieira 06 Jul 2015 | 16:36

      Vanda, não há muito como fazer substituições. O ideal é substituir os alimentos em si, explico. Se ele usa açúcar no café e não consegue tomar café sem açúcar, o ideal e substituir o café por chá, que pode ser tomado sem açúcar mais facilmente. Eu sugiro que vc procure um nutricionista especializado no assunto para desenhar um plano com vc e sugerir algumas alternativas.

      Responder
  14. Carla Derigge 16 Jul 2015 | 04:58

    Quero deixar aqui meu testemunho de q essa informação está completamente correta!
    Tive câncer de mama ano passado, fiz todo tratamento, mas com alimentação normal, sem restrições.
    Há dois meses descobri uma recidiva na mesma mama e travei uma guerra contra esse tumor. Li sobre o açúcar e decidi praticamente corta-lo da minha vida, consumo poucas gramas ao dia, basicamente apenas no café, q ainda não consigo tomar sem, mas coloco muito pouco. Bom, o resultado é q meu oncologista ficou impressionado de ver a regressão desse tumor. Fiz apenas uma fase da quimio oral e o tumor q era visível, já não aparece mais. Evito ao máximo também leite e derivados,pq tb li sobre isso e parece q há relação entre o leite e o aumento dos tumores.
    Divulguem essas informações!!! Obrigada!!!

    Responder
    • Luciana Vieira 16 Jul 2015 | 19:39

      Oi Carla, obrigada por dividir o que aconteceu com você. Fico feliz em saber que está encontrando uma saída de forma natural. Invista bastante nisso, procure ajuda, entenda o que mais pode ser feito para ajudar a fortalecer seu organismo para que ele consiga lutar contra as células cancerígenas. Você com certeza já leu sobre isso, mas “matar” células cancerígenas é o que fazemos sempre, temos essa capacidade, porém, por alguma razão deixamos de conseguir dar conta disso… Cientistas, pesquisadores, médicos, não conseguiram “prova” do que é que causa isso na maioria dos casos, mas com certeza a alimentação faz toda a diferença quando o assunto é a saúde e o bem estar. Boa sorte pra você. Vc deveria divulgar essa informação. De repente começar um blog contando sua experiência e aprendizado para que vc possa ajudar outras pessoas. Beijos.

      Responder
  15. Valéria 17 Aug 2015 | 06:47

    Oi Luciana, parabéns por tua reportagem tão instrutiva. Nesse momento estou arrasada!!! Minha mãe sofre de câncer terminal e vem tendo crises severas de hipoglicemias, passei por três médicos depois dessas crises em particular que nem assim me contaram essa particularidade sobre o câncer e hj depois de 9 anos de uma luta praticamente perdida descubro isso ao pesquisar sobre uma forma de evitar as crises. Ela nunca recebeu uma orientação clara sobre o uso do açúcar e dos carboidratos durante o tratamento, mesmo fazendo acompanhamento com as nutricionistas do centro oncologico. Agora, no estado em que ela se encontra é uma dó faze-la passar por privações e crises de abstinência que é do que sofremos ao cortar este componente!!! Vou compartilhar esse artigo na tentativa de ajudar outras pessoas. E agradeço a vc pela sua boa vontade em simplesmente ajudar. Parabéns!!!

    Responder
    • Luciana Vieira 21 Sep 2015 | 20:08

      Poxa, Valéria, sinto muito pela sua mãe. Desculpe-me também por levar tanto tempo para responder. Por alguma razão não recebi aviso do seu comentário em meu email e acabei não respondendo. Como está sua mãe? Também sinto muito pelo que aconteceu durante o tratamento e pela falta de orientação. Você pode encontrar ajuda especializada, com vivência em oncologia e que tenha essa orientação mais natural. Ele saberia suplementar de forma correta para que ela não tenha as crises e controlando a ingestão de açúcares e acertando na dose correta de gorduras, ela se sente mais saciada e também oscila menos seu nível de açúcar no sangue, o que diminui a vontade louca por doces. Força p/ você e toda sua família. Beijos

      Responder
  16. lena sousa 30 Sep 2015 | 17:17

    a minha mãe descobriu que está com câncer na face, e ela vai começar a fazer o tratamento: eu gostaria de receber orientação sobre os alimentos que ela deverá evitar.e açúcar, é nocivo para pacientes com câncer? por favor me ajude preciso ajudar a minha mãe, já que a maioria dos médicos não nos orientam. muito obrigado.

    Responder
    • Luciana Vieira 07 Nov 2015 | 11:41

      Oi Lena, sinto muito sobre sua mãe. Espero que vc esteja conseguindo ajudá-la com a dieta. Desculpe-me por levar tanto tempo para responder. O açúcar deve ser totalmente cortado e sei que isso é algo difícil de ser feito. Ela deve consumir apenas comida de verdade, integrais, nada industrializado. Sei que é fácil dizer e difícil seguir, mas isso pode fazer uma grande diferença! Boa sorte. Beijos

      Responder
  17. GiPessoa 06 Oct 2015 | 14:23

    Olá, muito interessante sua matéria! Eu faço tratamento de câncer de mama. Gostaria de saber de o açúcar orgânico também e prejucial pra saúde. Desde já obrigada!!

    Responder
    • Luciana Vieira 07 Nov 2015 | 11:39

      Sim, Gi, também. A diferença do açúcar refinado normal para o orgânico e que este não contém pesticidas e é cultivado de acordo com alguns critérios, mas os dois fazem mal (quase que igualmente) à saúde.

      Responder
  18. Meire 12 Oct 2015 | 16:30

    Gostei muito da sua matéria me exclaceu muitas dúvidas principalmente em relação ao açúcar. .muito obrigada

    Responder
  19. Lígia 29 Oct 2015 | 18:48

    Estou começando hoje minha batalha contra o açúcar inspirada nas informações que você partilha aqui, suas experiências e dicas… Confesso que o café amargo está difícil pra descer, maaas… estou me adaptando!!
    Minha mãe faleceu de câncer quando tinha apenas 7 anos; hoje com 22 tenho buscado todas as informações para que esse mal nunca me alcance, inclusive quero muito estudar algo relacionado à medicina alternativa para poder ajudar a quem precisa.
    Gostaria de saber a sua opinião sobre o açúcar orgânico, mascavo, demerara e o mel? Consome e/ou recomenda algum deles?
    E com respeito ao leite o que você acha, como substitui?
    Bjs

    Responder
    • Luciana Vieira 07 Nov 2015 | 11:35

      Oi Ligia, tudo bem? Sinto muito pela sua mãe e desejo sucesso na sua busca por uma saúde melhor. Açúcar é sempre algo que devemos evitar. Digo isso porque já o consumimos até mesmo sem saber, pois há açúcar em muitas coisas industrializadas como pães, pasta, molho de tomate e outros aparentemente inofensivos. Todos os tipo de açúcar que vc citou são prejudiciais à saúde, com exceção do mel selvagem, que é difícil de ser encontrado. Mesmo assim, também sugeriria o uso eventual deste. O leite pasteurizado, que é este que compramos no mercado e na padaria está totalmente desnaturalizado e na minha opinião, é uma bebida sem qualquer sentido. O tirado da vaca, leite sem pasteurizar é outra história, mas difícil de achar (e no Brasil imagino que seja também arriscado para consumir) e 80% das pessoas não o toleram. Eu uso leite de coco, leite de amêndoas e outras oleaginosas, mas acho que no Brasil também é difícil de encontrar as versões sem açúcar. Uma opção é fazê-los em casa. Beijos

      Responder
  20. Bianca 03 Jan 2016 | 22:02

    Boa noite, gostaria de saber se o açúcar de coco também é prejudicial como o açúcar refinado? Tenho câncer de mama e quero substituir o açúcar mas não sei pelo que posso substituir. Obrigada

    Responder
    • Luciana Vieira 14 Jan 2016 | 09:33

      Bianca, o mais aconselhado é que você corte totalmente o uso do açúcar. Nada é mais prejudicial que o açúcar refinado, mas todos so outros “açúcares”, não importando o nome (mascavo, demerara etc) têm impactos negativos na saúde. No seu caso, encare uma dieta mais restrita nesse sentido por um tempo determinado, até finalizar o tratamento. Ao final, vc vai estar tão adaptada a não usar açúcar que nem vai sentir a diferença mais. Boa sorte e energia p/ vc neste etapa. Pense sempre positivo.

      Responder
  21. Cicera Maria 14 Apr 2016 | 19:51

    Gostaria d saber se o açúcar
    de coco faz bem?

    Responder
  22. Cicera Maria 14 Apr 2016 | 19:53

    Gostei muito pois não sabia q p açúcar é tão venenoso

    Responder
  23. Claudia Lima 30 May 2016 | 03:53

    Achei ótimo saber, acabo de tratar um linfoma, mas sempre desconfiei do açucar que uso o dia inteiro com café. Eu sou mesmo um caso vivo de alguém que consome açucar e teve cancer.Obrigada por dedicar seu tempo a estudos bacanas como esse.

    Responder
  24. Raquel 31 May 2016 | 13:14

    Sou paciente oncológica com metástase.Tenho mudado a alimentação e tem sido ótimo. Nós usamos o açúcar demorara ou mascavo. Há beneficio nisto? Ou ainda assim devemos abandoná-lo também?

    Responder
    • Luciana Vieira 01 Jun 2016 | 14:26

      Oi Raquel, todo açúcar deve ser tratado como açúcar… mascavo, demerara, néctar de agave, etc… A diferença é que estes tem a parte ruim, mas tb tem uma parte aproveitável, diferente do refinado, que nada mais tem a oferecer!

      Responder
  25. josé costa floriano 14 Jul 2016 | 00:21

    com todos os açucares acontece a mesma contraindicação? Por exemplo, o açúcar de coco também é contraindicado para os casos de cancer?

    Responder
    • Luciana Vieira 29 Jul 2016 | 12:05

      Sim, Floriano, todos. Lembre que carboidratos são açúcares, então isso se aplica a pão, macarrão, etc…

      Responder
  26. Viviane 26 Jul 2016 | 23:02

    Olá Luciana muito boa matéria! Tive queda de cabelo e problemas de pele devido stress com inúmeras tentativas e gastos muito altos para resolver o problema.Passei por diversos dermatologistas e alergistas e a cura eu estou alcançando depois que expulsei o açúcar e carboidratos da minha vida! Atualmente estou usando como alternativa,quando sinto vontade de comer um doce a banana assada com um pouquinho de canela ou a maçã que são mais docinhas.Substituí o pão branco ou pão integral por abacate ou batata doce que sustentam e em quatro meses meu cabelo parou de cair e acredite! Minha dermatite que acreditava não ter mais cura sumiu minha pele está super macia e hidratada… O stress foi embora hoje estou mais tranquila e menos anciosa…

    Responder
  27. Elizabete 24 Nov 2016 | 16:38

    Minha irmã teve câncer no cérebro, os médicos não entendiam como o tumor estando tão avançado, ela ainda falava, e andava.A alimentação saudável, fez bastante diferença, todos os dias, eu fazia para ela um suco detox, couve,laranja lima e maça, outro dia cenoura, laranja lima e maçã, outro dia, graviola.Sim a alimentação saudável, faz bastante diferença,o açúcar é um veneno, que deve ser evitado.

    Responder
  28. Mari Rocha 30 Dec 2016 | 03:33

    Olá! Obrigada por compartilhar essas informações sobre a relação entre açúcar e câncer. Tenho dúvidas quanto aos carboidratos… Consumo macarrão e arroz integrais, em substituição ao pão, consumo banana-da-terra,batata doce e vários outros tubérculos, pelo que entendi eles também devem ser restringidos, é isso?
    Agradecida desde já!

    Responder
    • Luciana Vieira 13 Jan 2017 | 12:39

      Oi Mari, tudo bem? As versoes integrais, como sabe, sao realmente mais indicadas para a manutencao da saude, mas tambem contem muito carboidrato. Seria ideal voce buscar acompanhamento de um profissional qualificado que entenda este mecanismo e te oriente nesse sentindo. Eh perigoso tentar uma dieta de eliminação deste porte sem ajuda profissional!

      Responder
  29. Luiz Rocha 17 Feb 2017 | 21:06

    Luciana, boa noite !

    Gostei de sua matéria, muito válido para nossa orietação, mudei minha alimentação por conta própria, erradamente, deixando de comer pão mesmo o integral, por batata doce, aipim e frutas, mas pequei na quantidade e continuei com iorgurtes adocados e comia doces e chocolates, conclusão : fiz um exame e meu acuçar aumentou e a hemoglobina glicada foi a 6,2, o médico pediu para cortar o açucar e bebidas alcoolicas, depois de três meses tudo voltou ao normal e por consequencia emagreci 6 kgs e parei de ter AFTAS que sempre me atormentavam … hoje não tenho mais aftas e o medico pedi para eu manter o meu peso…. agora meu irmão está com cancer de pulmão e queria passar isso para ele mas com orientaçao medica, mas os medicos não falaram nada sobre o acucar.. mas vou procurar conversar esse assunto com os médicos.

    Responder
    • Luciana Vieira 01 Mar 2017 | 11:47

      Oi Luiz, obrigada pelo comentário. O caminho da reeducação alimentar sempre é longo e demanda bastante atenção. Porém, depois que começamos a ficar mais atentos aos nossos sintomas e às mensagens que o próprio sistema nos manda, passamos a aprender cada vez mais. E o caminho da boa alimentação e recuperação da saúde é um caminho sem volta. Depois que vc se reeduca, não consegue mais voltar atrás. Parabéns pelo que vc conquistou até agora. O próximo passo é influenciar as pessoas de quem vc gosta p/ que elas cheguem lá também! Boa sorte para o seu irmão!

      Responder
  30. carollina Esposito 18 Feb 2017 | 01:38

    Olá Luciana
    Eu descobri pouco tempo que estou com pré cancer no utéro.
    E voçê acredita que eu não sabia sobre o.açucar a ginecologista não falou,nem sabia que o cançer se alimentava
    Infelismente vim procurar quando porque aconteçeu comigo.ai pesquisando ache seu blog.
    Adorei.as.informações,mas ainda to perdida
    Os alimentos que o cancer se alimenta que vi além do.açucar maacarrao.molho pronto
    Quero.saber das misturas o que não pode comer por exemplo.
    Carnes,frango,carne de porco peixe
    Obrigado Deus te abençõe.

    Responder
    • Luciana Vieira 01 Mar 2017 | 11:51

      Oi Carolina, sinto muito sobre seu diagnóstico. A alimentação que vc deve adotar e todos nós deveríamos tentar nos aproximar o máximo possível, é aquela mais natural possível. Zero ou quase nada de produtos industrializados. Se vc segue essa regra já vai estar acertando. Açúcar é produto industrializado, transformado… macarrão e pão também. Carnes, desde que de boa qualidade não devem apresentar nenhum risco, porém, dependendo de onde vc vive é difícil encontrar carne de qualidade (que muitas vezes contem muito hormonio e antibioticos). É importante que vc encontre um profissional que consiga te ajudar com isso. Beijos e boa sorte!

      Responder
Escreva o seu comentário
* Não será divulgado

Up