Artigos
Alimentação e hábitos saudáveis como medicina

Meu livro aberto de receitas…

receitas

Comecei este site para divulgar o que venho aprendendo nos últimos anos sobre macrobiótica, alimentação natural e mudança de estilo de vida.

Já faz um tempo que penso em começar a postar minhas experiências no mundo da macrobiótica e da vida saudável. Desde que me mudei pra Europa tenho estudado estes temas e encontrado muita informação em blogs escritos em inglês ou em espanhol, mas raramente encontro algo em português do Brasil. Daí nasceu minha vontade de fazer algo que tivesse mais a cara desse país imenso, com tanta diversidade e riqueza natural e que cada vez mais vem querendo saber mais sobre este tema.

Meu objetivo aqui é falar de forma rápida e objetiva o que tenho feito e aprendido. São coisas simples que mudaram minha vida e minha saúde e espero que possam ajudar de alguma forma aqueles que querem adotar hábitos de vida mais saudáveis.

Comecei a pensar no tema alimentação quando, em 2008, decidi parar de comer carne e senti uma melhora incrível na minha qualidade de vida. Não posso esquecer que meu estilo de vida também mudou no momento em que me mudei de país e parei de trabalhar, mas foi aí que eu tive certeza de que a comida tinha um papel muito importante na minha saúde. Durante 1 ano fui bastante restrita na dieta e fiquei obcecada pelo assunto. Aos poucos fui relaxando um pouco mais e acredito que agora eu tenha atingido um ponto de equilíbrio, uma visão mais saudável e sustentável de como gostaria de viver os próximos anos da minha vida.

vegetais_coloridos_5

Quero levar informação às pessoas que gostariam de se alimentar melhor e têm pouca informação ou têm alguma necessidade específica, algum problema de saúde que gostaria de tratar por meio de uma mudança de hábitos.

O que me move a seguir com este projeto e este website é saber que é possível viver melhor e de forma mais saudável fazendo mudanças pequenas. Eu aprendi por experiência própria que mudanças radicais normalmente não duram por muito tempo. Dietas não funcionam porque quando voltamos a fazer tudo do jeito que fazíamos antes os problemas voltam a aparecer, seja excesso de peso, pressão alta, colesterol elevado e até mesmo doenças mais graves.

Neste site você poderá encontrar o seguinte:

  1. Como se alimentar de forma mais saudável e descomplicada;
  2. Principais enfermidades e como tratá-las com a alimentação;
  3. O que aprendi enquanto me preparei para a gravidez, o parto natural e a amamentação da minha filha;
  4. Receitas que costumo usar no dia-a-dia (são fáceis, rápidas e deliciosas);
  5. Conceitos da macrobiótica e outras dietas naturais;
  6. Dicas rápidas (e outras mais elaboradas) para mudança no estilo de vida.

Se quiser saber mais sobre meu perfil, você encontra informação detalhada na página Sobre.

2 comentários
  1. Esmeralda okraszewski 03 May 2016 | 21:10

    Gostaria de saber como posso fazer uma alimentacao saudável gastando pouco.

    Responder
    • Luciana Vieira 29 Jul 2016 | 12:10

      Oi Esmeraldo, desculpe-me pela demora na resposta. A idéia é buscar alimentos que podem ser encontrados na natureza, minimamente processados. É possível se alimentar gastando menos quando escolhemos alimentos da estação, que são cultivados localmente (não há aumento de preço devido a transporte de longa distância) e dentre as verduras e legumes que se encaixam nessa categoria há as mais baratas e as mais caras. Depende de como vc se planeja e organiza suas compras a cada período.

      Responder
Escreva o seu comentário
* Não será divulgado

Up