Comecei este site para divulgar o que venho aprendendo nos últimos anos sobre macrobiótica, alimentação natural e mudança de estilo de vida.
Já faz um tempo que penso em começar a postar minhas experiências no mundo da macrobiótica e da vida saudável. Desde que me mudei pra Europa tenho estudado estes temas e encontrado muita informação em blogs escritos em inglês ou em espanhol, mas raramente encontro algo em português do Brasil. Daí nasceu minha vontade de fazer algo que tivesse mais a cara desse país imenso, com tanta diversidade e riqueza natural e que cada vez mais vem querendo saber mais sobre este tema.
Meu objetivo aqui é falar de forma rápida e objetiva o que tenho feito e aprendido. São coisas simples que mudaram minha vida e minha saúde e espero que possam ajudar de alguma forma aqueles que querem adotar hábitos de vida mais saudáveis.
Comecei a pensar no tema alimentação quando, em 2008, decidi parar de comer carne e senti uma melhora incrível na minha qualidade de vida. Não posso esquecer que meu estilo de vida também mudou no momento em que me mudei de país e parei de trabalhar, mas foi aí que eu tive certeza de que a comida tinha um papel muito importante na minha saúde. Durante 1 ano fui bastante restrita na dieta e fiquei obcecada pelo assunto. Aos poucos fui relaxando um pouco mais e acredito que agora eu tenha atingido um ponto de equilíbrio, uma visão mais saudável e sustentável de como gostaria de viver os próximos anos da minha vida.
Quero levar informação às pessoas que gostariam de se alimentar melhor e têm pouca informação ou têm alguma necessidade específica, algum problema de saúde que gostaria de tratar por meio de uma mudança de hábitos.
O que me move a seguir com este projeto e este website é saber que é possível viver melhor e de forma mais saudável fazendo mudanças pequenas. Eu aprendi por experiência própria que mudanças radicais normalmente não duram por muito tempo. Dietas não funcionam porque quando voltamos a fazer tudo do jeito que fazíamos antes os problemas voltam a aparecer, seja excesso de peso, pressão alta, colesterol elevado e até mesmo doenças mais graves.
Neste site você poderá encontrar o seguinte:
- Como se alimentar de forma mais saudável e descomplicada;
- Principais enfermidades e como tratá-las com a alimentação;
- O que aprendi enquanto me preparei para a gravidez, o parto natural e a amamentação da minha filha;
- Receitas que costumo usar no dia-a-dia (são fáceis, rápidas e deliciosas);
- Conceitos da macrobiótica e outras dietas naturais;
- Dicas rápidas (e outras mais elaboradas) para mudança no estilo de vida.
Se quiser saber mais sobre meu perfil, você encontra informação detalhada na página Sobre.
Gostaria de saber como posso fazer uma alimentacao saudável gastando pouco.
Oi Esmeraldo, desculpe-me pela demora na resposta. A idéia é buscar alimentos que podem ser encontrados na natureza, minimamente processados. É possível se alimentar gastando menos quando escolhemos alimentos da estação, que são cultivados localmente (não há aumento de preço devido a transporte de longa distância) e dentre as verduras e legumes que se encaixam nessa categoria há as mais baratas e as mais caras. Depende de como vc se planeja e organiza suas compras a cada período.