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Alimentação e hábitos saudáveis como medicina

Insônia

Esse assunto começou a me interessar depois que a Olivia nasceu porque passei a dormir muito mal, comecei a ter insônia e juntando isso às noites sem dormir por causa da amamentação, eu virei um zumbi. Quando era mais nova e tinha uma vida com menos rotina (não tinha horário pra nada, comia pior e bebia mais) também tinha uma ou outra noite de insônia, mas entendia o motivo. Depois que comecei a me cuidar nunca mais tive problemas para dormir.

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Porém, quando nasceu a Olivia, fiquei literalmente 5 noites sem conseguir dormir mais do que 15 minutos seguidos. Já ouvi dizer que esse problema é comum por causa da quantidade de adrenalina liberada com o estresse do parto (e o meu parto foi estressante), mas tudo tende a voltar logo ao normal. No meu caso, foram meses e meses fazendo acupuntura, porque segundo minha acupunturista, eu fiquei com deficiência de sangue depois do parto.

Um dia resolvi que não dava mais. Eu ia enlouquecer a família inteira e ia acabar louca.

Conversando com meu médico, Dr. Marcelo Jovchelevich, profissional que eu respeito muito, vi que tinha que fazer algo sério para conseguir relaxar. Comecei a fazer meditação e acredito que isso realmente tenha me ajudado… pelo menos enquanto mantive a disciplina de meditar todos os dias. Acho que logo nas primeiras semanas já comecei a ver algum resultado, porque usava a técnica de meditação e de respiração para “calar” aquela vozinha interna que começava a cantar música as 3h da manhã quando eu acordava por algum motivo.

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Nessa mesma época comecei a ler sobre o assunto e, juntando ao que eu mesma comecei a fazer para melhorar minha qualidade de vida, consegui sair com uma lista de coisas que podem ser feitas para melhorar nosso sono. Eu apresentei essas sugestões no MACROBIOTIC CERTIFICATE COURSE do Simon Brown e queria dividir isso com vocês.

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Estabeleça uma rotina:

-Tenha sempre horários para dormir e acordar.

-Prepare-se sempre da mesma maneira, um banho quente, um chá, um livro. Seu corpo vai entender que logo em seguida vem a hora de dormir.

-Use sempre a mesma técnica de relaxamento. Eu gosto muito da técnica da meditação que usa a respiração como âncora para nos manter no presente. Assim não ficamos ruminando sobre o que não fizemos ontem e o que devemos fazer amanhã.

Use a alimentação a seu favor:

-Não coma nada pesado e de difícil digestão à noite menos de 3 horas antes de dormir. Nosso corpo não consegue descansar e fazer a digestão ao mesmo tempo. Se não tiver jeito, comece dormindo sentado.

-Se você é sensível à cafeína, nada de café, chá (com exceção dos descafeinados) ou bebida alcoólica antes de ir para cama (ou algumas horas antes).

-Coma mais comidas relaxantes, com sabor naturalmente doce. Uma sopa de abóbora é um exemplo.

-Pela macrobiótica, comidas com energia “yang”, como são os pães, alimentos com muita farinha, comidas assadas, etc. nos deixam mais tensos. Tente evitá-los.

-Procure manter um pH equilibrado tendendo ao alcalino. Verduras e legumes ajudam a nos manter mais alcalinos, enquanto carnes, grãos e leguminosas acidificam nossa condição. O estresse também acidifica.

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Prepare o ambiente:

-Mantenha seu quarto limpo, arrumado, com portas de armários e gavetas fechadas.

-Troque os lençóis semanalmente e procure usar os mais macios e confortáveis. Se preciso invista num bom jogo de lençóis. Isso realmente faz a diferença.

-Use aromaterapia para te ajudar a relaxar. Umas gotinhas de lavanda debaixo do travesseiro, um difusor com essência relaxante ligado no quarto uma hora antes de você se deitar.

-Prepare o seu quarto como se fosse ter uma noite com o amor da sua vida.

-Desligue todos os gadgets que você tem dentro do quarto. Computadores, celulares, ipads e até mesmo a televisão emitem um campo eletromagnético que parece influenciar o sistema nervoso e atrapalhar nossa noite de sono.

Outras idéias:

-Pratique exercícios moderados (preferencialmente não antes de dormir).

-Evite estímulos visuais muito intensos (a televisão não ajuda).

-Tenha ao seu lado sempre uma forma de anotar rapidamente aquilo que te preocupa, sobre o que você deve pensar APENAS no dia seguinte.

-Segundo a macrobiótica, colocar os pés em água bem quente desloca a energia do corpo (e da cabeça) para os pés, diminuindo a ansiedade e os pensamentos preocupantes.

-Tente formas alternativas de relaxamento antes de cair na tentação de tomar remédios, mesmo os ditos naturais, para dormir (que no final criam dependência, mesmo que a um nível psicológico). Meditação, Yoga, Acupuntura podem ser boas opções.

-Se você tem bastante disciplina, manter um diário onde você anote tudo o que aconteceu no seu dia e como foi sua noite de sono, pode depois de algum tempo te dar uma boa ideia do que você está fazendo bem e o que deve evitar… Inclua, inclusive, o que você come e bebe ao longo do dia.

Bons sonhos!

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