Artigos
Alimentação e hábitos saudáveis como medicina

Atividade Física: Nao dá para ficar sem

Se tem uma coisa que eu me convenço mais a cada dia, é a importância do exercício físico na nossa vida. Até alguns anos atrás eu me exercitava para sentir de forma menos acentuada os efeitos da gravidade e para ter um corpo sarado (objetivo que eu nunca alcancei, diga-se de passagem), mas mesmo assim ainda passava meses longe da academia. Agora eu me exercito como forma de manter a saúde. Quando passo alguns dias longe da academia (ou mesmo dos exercícios de alongamento que faço em casa mesmo) já sinto que alguma coisa já não está bem. Se há duas coisas que eu sei que vou ter que fazer para o resto da minha vida, são elas: comer direito e me exercitar.

Atividade Física. Não dá para ficar sem

correndo_chuva
O exercício físico promove uma série de benefícios. Não fomos feitos para a vida sedentária que hoje levamos. Conforme envelhecemos, nossos músculos começam a atrofiar, os ossos diminuem sua densidade, já não temos mais a mesma agilidade de movimento, dentre outras coisas. Enfim, um downhill total. Você sabia, por exemplo, que o exercício físico ajuda a aumentar a espessura dos nossos ossos? Ou seja, não é porque uma pessoa envelhece ou entra na menopausa que ela está necessariamente fadada a osteoporose ou qualquer outra patologia dessa natureza. Você sabia que se estamos mais fortes (com maior massa muscular) é mais fácil emagrecer?

Atividade física como parte da rotina
É primeiro preciso acreditar que o exercício física faz diferença e aí tentar enxergá-lo como o banho diário, a escovação dos dentes, etc. E não estou aqui sugerindo que você vá a uma academia. Encontre formas de se exercitar, saia para dançar (sem salto alto, de preferência), cuide do jardim do seu prédio, arrume os armários da sua casa, opte pelas escadas e não pelo elevador. Muitos de nós passamos horas tortos em frente a um computador.

peso_nas_costas

Não tem como manter a boa postura se a gente não fizer exercícios de alongamento para abrir o peito e de fortalecimento para as costas. A má postura é péssima para a saúde, sem contar que nos traz uma aparência envelhecida. Você não se torna um corcunda do dia para a noite. Antes de chegar nessa fase começam as dores nas costas, a tensão muscular em outras áreas do corpo. Preste atenção no seu corpo. Se você não se exercita ele provavelmente já está te mandando este sinal.

Sei que a falta de tempo é sempre um problema, mas tente pensar em todos os preciosos momentos que você utiliza fazendo coisas que não agregam absolutamente nada! Espero que ler esse artigo faça alguma diferença no modo com que você vê este assunto, mas você pode estar aí surfando na Internet há um tempo sem qualquer objetivo. E pode ser que você termine de ler esse artigo (ou não) e entre no facebook e fique lá vendo fotos de gente que você nem conhece! Aproveite esse preciosos minutos para se exercitar (se você não pode sair fazendo algum exercício agora, ao menos alongue-se… ou simplesmente respire fundo várias vezes e exercite seus pulmões).

terceira_idade_exercicio

Se a perspectiva de corpo mais saudável e de melhor humor (que a atividade física proporciona) não é suficiente para fazer com que você se mexa, então pense na velhice. E se você já não tem um histórico de exercícios físicos não se aventure, de cara, a sair correndo com um grupo de pretensos atletas porque há um grande risco de que você se quebre e decida que não tem mesmo jeito para a coisa. Vá com calma. O segredo é ir “devagar e sempre”.

Mesmo tendo todas essas certezas, assim como às vezes é difícil comer saudável em 100% das refeições, manter a motivação para a prática diária de exercícios não é tarefa fácil. O que me motiva para ir a academia 4 vezes por semana e fazer exercícios de alongamento em casa quase todos os dias é pensar que não quero ter que depender de suporte para andar quando chegar aos 80, que quero me movimentar com agilidade quando ficar velhinha e não deixar de fazer nada por causa da idade. Já falei neste blog que é isso que me motiva a manter uma alimentação saudável. Agora digo o mesmo para a prática diária de exercícios.

E você, o que vai fazer a respeito? Qual a sua motivação?

 

4 comentários
  1. Shirley 10 Oct 2013 | 15:31

    Lu, seu texto me caiu como uma luva! Amanheci pensando, seriamente, em voltar para a yoga pois o corpo pede movimento e a mente, concentração!

    Responder
    • propostanatural 11 Oct 2013 | 13:03

      Sim! E yoga é mesmo ótimo para essas duas coisas! Boa sorte! Espero que siga em frente. Beijos

      Responder
  2. Barbara 15 Oct 2013 | 01:56

    Boa! Tb ando me convencendo cada dia mais que it is all about food and fitness.
    Malhar e comer bem ta me transformando amiga.
    Tenho muitas duvidas sobre a alimentacao ainda. Preciso de vc!!!
    Bjos

    Responder
    • propostanatural 16 Oct 2013 | 16:59

      Ótimo… me fala o que vc precisa e quando eu souber ajudar vou te mandando dicas…

      Responder
Escreva o seu comentário
* Não será divulgado

Up