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Alimentação e hábitos saudáveis como medicina

Açúcar – Este sim é o grande vilão!

Como muitos de vocês já sabem, voltei pra faculdade, dessa vez pra estudar (oficialmente) nutrição natural. Lá me deparei com outras pessoas que, assim como eu, se apaixonaram por nutrição quando começaram a estudar a fundo dietas naturais para melhoria de saúde ou, até mesmo, cura de doenças graves. Aliás, não é só na faculdade que venho encontrando pessoas que cada vez mais se interessam pelo assunto. Elas estão por toda parte. Com cada uma delas aprendo um pouco sobre cada dieta ou terapia alternativa que vem sendo utilizada por aí.

Açúcar – Este sim é o grande vilão!

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Todas as dietas são unânimes quanto ao açúcar

Obviamente, cada uma dessas dietas preconiza conceitos diferentes, muitas vezes opostos. Porém, de alguma maneira elas funcionaram para a pessoa A ou B. Eu, na minha condição de “pesquisadora” do assunto, comecei já faz um tempo a torcer o nariz para aquilo que me parece radical, muito estrito e fanático. Tenho tentado me manter aberta a tudo aquilo que ouço, pesado os prós e contras, feito comparações. Ainda não cheguei à conclusão do que seria uma dieta perfeita pra mim (no fundo sei que tal coisa não existe porque tudo depende da nossa condição, do momento e das circunstâncias), mas não precisei ir muito longe para ter certeza absoluta de uma coisa. O açúcar é o grande vilão da história e é o responsável por não estarmos mais aqui para ver nossos netos crescerem. E todas as dietas que promovem a manutenção da saúde ou cura de enfermidades concordam que ele é mesmo o grande responsável pela maioria dos problemas de saúde.

Não acredite em tudo o que você ouve. Pesquise, leia, se informe sempre

Outro dia, assistindo a um desses documentários sobre alimentação, ouvi uma declaração que me chocou: “nós somos a primeira geração em que os filhos morrerão mais jovens do que seus pais”. Eu tenho estudado muito sobre o corpo humano, as funções das células, tecidos, órgãos, etc. Vou falar uma coisa óbvia, mas o corpo humano realmente é uma máquina absolutamente perfeita, que está a todo tempo buscando o equilíbrio para viver de forma saudável e plena. Eu não canso de me fascinar com a maravilha que temos nas mãos. Por que é que a maioria de nós insiste em arruinar esse sistema? Já está mais do que na hora de assumirmos o comando e sermos responsáveis pela nossa saúde. Não dá mais para darmos ouvidos a indústrias como a do açúcar. Não aceitem qualquer informação, busquem outras fontes, ouçam outras opiniões. A primeira coisa que você precisa fazer para ter boa saúde é se informar e saber o que você está fazendo desde o primeiro copo ou colherada do dia. Quantas horas você investe pesquisando qual o melhor carro, TV ou casa para comprar? Você investe o mesmo tempo para aprender sobre o combustível que vai colocar no seu corpo?

Açúcar – O mínimo que você precisa saber para aprender a viver com ele, se não for viável eliminá-lo de vez da sua vida

Enquanto estudo os principais conceitos por trás das dietas, vou falar sobre o açúcar, que já é sabido ser um dos grandes problemas da sociedade moderna. Não estou me referindo apenas àqueles cristais brancos que você mistura no seu café (o aspartame não é melhor opção, mas essa eu deixo para outra ocasião), nem do chocolate ou da sobremesa, estou falando também de todo o açúcar que está escondido no iogurte, no cereal, no pão, no molho do macarrão…

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Por que o açúcar faz mal?

Não é só porque o açúcar (branco, mascavo, qualquer um) engorda que ele faz mal. Claro que a obesidade é outra grande vilã da história, mas vou falar uma coisa que não é necessário muita pesquisa para concluir: o corpo humano não pode tolerar esta quantidade imensa de carboidratos que muitos de nós ingere. O açúcar não contém fibra, sais minerais, proteínas, gorduras (sim, nosso corpo também precisa delas), enzimas, nada. Apenas calorias vazias. O que acontece quando comemos um carboidrato refinado como o açúcar? Para manter o equilíbrio do qual falei acima, nosso corpo deve “tomar emprestado” nutrientes vitais de células saudáveis ​​para metabolizar completamente o açúcar. Cálcio, sódio, potássio e magnésio, para citar somente alguns, são retirados de várias partes do corpo para “digerir” o açúcar. Muitas vezes, tanto cálcio é retirado do nosso corpo para neutralizar os efeitos do açúcar que nos descalcificamos. Assim nos tornamos vítimas de osteoporose, por exemplo. Da mesma forma, os dentes são afetados e eles perdem seus componentes até que apareçam as cáries e acelerem seu processo de queda. Sem contar que as crianças estão ficando obesas, vivem irritadas e nervosas, os adolescentes se arrastam por aí, vivendo uma vida sedentária sem ter energia para absolutamente nada. Dá para acreditar que o mau humor e a irritação que a gente encontra por aí se devem em grande parte ao açúcar (parece forçado, não é, mas corte o açúcar da sua vida por uma semana e sinta o que acontece com o seu humor)?

Sem falar que o açúcar “alimenta”a cândida (falo sobre isso no artigo “10 sinais de que você pode ter cândida“, fungo do bem que vive em harmonia no nosso corpo, mas que se aumentado indiscriminadamente causa infestação responsável por inúmeros sintomas, inclusive fadiga, má digestão, etc. Ele, segundo pesquisas já antigas, inclusive, alimenta também o câncer, conforme falo no artigo “O Açúcar que Alimenta o Câncer“.

7 dicas para diminuir o consumo de açúcar

Se você ainda não consegue eliminar completamente todo o açúcar que ingere diariamente, adote algumas medidas paliativas.

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1-Observe os rótulos:
 Comece a ler (e a entender) os rótulos dos alimentos que você compra. A indústria utiliza muitas formas de mascará-lo. Abaixo cito alguns que encontrei na minha pesquisa:

  • Nectar de Ágave
  • Dextrose
  • Frutose (isso mesmo, o açúcar da fruta – esse também faz mal à saúde)
  • Xarope de Milho / Corn Syrup
  • Xarope de Milho com alta concentração de fructose (HFCS) – na opinião dos especialistas, este é o pior!
  • Sorbitol
  • Concentrado de Suco de Fruta / Fruit Juice Concentrate
  • Galactose
  • Lactose
  • Polidextrose
  • Manitol
  • Maltodextrina
  • Açúcar turbinado (esse até que é fácil!)


2-Corte o refrigerante de uma vez por todas da sua vida: 
Aqui entram também os sucos de caixinha. Além do açúcar, que realmente é excessivo (uma latinha de refrigerante por dia representará no fim do mês um quilo de açúcar no seu organismo), há uma quantidade absurda de conservantes. Que o refrigerante tem bastante açúcar a gente já sabe, mas o consumidor normalmente não sabe que eles também se apresentam em grande quantidade na maioria dos sucos de caixinha. Como a legislação brasileira ainda não obriga que os fabricantes declarem o teor de açúcar na tabela nutricional (encontrada no rótulo da caixinha), fica mesmo difícil de saber. As versões “diet” e “light”contém aspartame e outros ingredientes que, ao contrário do que é dito, não são nada saudáveis. Vou falar sobre o refrigerante em outro artigo futuramente.

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3-Pare de adoçar o café: Se você ainda toma café (o que aconselho também a dimunuir), tente se acostumar a tomar café sem açúcar. Tente algumas vezes, seu paladar se adaptará, eu garanto. Você pode eventualmente chegar à conclusão de que o que você gosta no café não é do seu real sabor. O aspartame também é contra indicado.


4-Substitua o cereal por aveia:
 ou faça você mesmo seu muesli com a mistura de cereais, nuts e sementes.


5-Evite as sobremesas:
 Coloque uma meta. Não precisa parar completa e imediatamente. Diminua gradativamente ou deixe as sobremesas para o fim de semana ou apenas para o jantar da sexta-feira. Tente aos poucos encontrar cada vez mais sabor nas frutas, que na hora do “desespero” te ajudam a passar longe do que você está tentando evitar.


6-Evite os alimentos processados:
 O gosto salgado de alguns alimentos processados mascara a quantidade absurda de conservantes existentes ali. Sua aparência brilhante é obtida com o uso do açúcar, que também é usado como conservante dos alimentos. Portanto, mais uma vez, observe o rótulo. Pode dizer que não contém conservantes, mas o açúcar está ali exercendo este papel.


7-Dê prioridade para as refeições em casa:
 Crie um espaço agradável para cozinhar, convide amigos, aprenda receitas novas. Comer fora ou depender sempre de fast-food delivery é um prato cheio (literalmente) para comer aquilo que você não deve. Não é possível saber quanto açúcar ou mesmo outros ingredientes indesejáveis fazem parte daquele prato.

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E se tiver vontade de comer coisas doces, tente satisfazê-la comendo alimentos que tenham naturalmente este sabor. Quando seu paladar tiver se acostumado a ausência do açúcar, vegetais como a cenoura, a abóbora, a cebola (cozida ou assada) terão sabor doce suficiente para satisfazer a vontade de comer um brigadeiro… Porém, se isso ainda é muito radical para você, tenha sempre a mão frutas secas ou mesmo frescas.

A macrobiótica entende que as vontades que temos são provocadas por desequilíbrios na nossa dieta. Uma dieta equilibrada, colorida, que contém os 6 sabores (doce, salgado, picante, amargo, adstringente e ácido) não dá espaço aos desejos desesperados por determinado tipo de alimento. Pense nisso quando for planejar sua dieta ou mesmo quando for montar seu prato.

É importante mantermos uma dieta equilibrada e nosso corpo saudável para que possamos, e por que não, de vez em quando abusar e comer aquilo que queremos, sendo esse alimento saudável ou não. E aí podemos aproveitar e comê-lo com gosto, sem culpa, porque isso não vai afetar nossa saúde de forma negativa.

O que você acha disso? É possível eliminar o açúcar da sua vida?

9 comentários
  1. Ana 29 Jan 2015 | 22:50

    Parabéns pelo site. Encontrei-o em minhas pesquisas sobre alimentação saudável. Gostaria de saber se o açúcar das frutas também deve ser evitado com vistas a uma vida saudável.

    Responder
    • Luciana Vieira 21 Feb 2015 | 09:10

      Oi Ana, obrigada pela mensagem! Depende da quantidade de frutas que se come por dia, da composição da sua alimentação (é preciso analisar a dieta como um todo) e o quanto esse “açúcar” impacta a sua vida. Explico: Se você, por exemplo, consegue ficar sem comer por períodos longos, saltar refeições sem se sentir mal, sem precisar comer um lanchinho etc, pode ser um indicativo de que esse açúcar das frutas está sendo adequado. Porém, se você precisa comer a cada 3 horas, isso pode demonstrar que o nível de glicose no sangue oscila demais (depois de ter subido demais após a última ingestão de açúcar). De todas formas não dá pra dar uma resposta definitiva sem conhecer seu histórico e dieta, mas a fruta também deve ser ingerida com moderação, como todos os outros alimentos (numa dieta saudável). Beijos.

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  2. Diego 28 Oct 2015 | 01:00

    Claro, inteligente e completo. ;)

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  3. Larissa Novais 10 Feb 2016 | 16:12

    Ola gostaria de saber o que poderia usar para substituir o açúcar, quando quero fazer um bolo ou tomar café, algumas pessoas dizem que o Stévia é ótimo e que não fica no corpo e tudo mais.Mais estou em duvida se realmente é bom. Se não for você poderia me indicar um substituto?

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    • Luciana Vieira 25 Feb 2016 | 09:09

      Larissa, o ideal é não usar nenhum tipo de adoçante, principalmente no café, já que nos acostumamos a tomá-lo sem açúcar depois de algumas tentativas. Em bolos, você pode usar frutas (suco de maça feito na hora, por exemplo) ou frutas secas. Também não é o fim do mundo usar mel de boa qualidade ou mesmo maple syrup (não sei se no Brasil é conhecida com outro nome) caso não haja nenhum problema de saúde como diabetes ou resistência à insulina.

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  4. Robson Luis 01 May 2016 | 17:35

    Estou ha algum tempo sem ingerir açúcar totalmente, pois fui diagnosticado pré-diabetes. Esse artigo me orientou melhor a selecionar produtos que mascaram o açúcar embutidos nos alimentos industrializados. Gostei muito das explicações.

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    • Luciana Vieira 01 Jun 2016 | 14:15

      Oi Robson, obrigada pelo comentário. Muito bom que vc está pesquisando e se informando a respeito deste assunto. Como já deve estar vendo, se se trata de Diabetes Tipo 2, ela pode ser totalmente evitada com mudanças na alimentação e estilo de vida… Mudanças essas que valem super a pena considerando os riscos que ela apresenta… Boa sorte!

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  5. Michele Cassiano 11 Jul 2016 | 23:37

    Olá Luciana parabéns pelos artigos, se falam muito dos acuçares de todos os tipos assim como também tem o que são contra e os que são afavor dos açucares que não sofrem processos quimicos como mascavo e demerara, o que você me diz destes açucares, que devem ser também excluidos de uma dieta?, e o que me diz do açucar orgânico que agora muito se fala?, agradeço a sua atenção, ficarei acompanhando gostei muito do seu site, um abraço.

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    • Luciana Vieira 29 Jul 2016 | 12:07

      Oi Michele, todos são açúcares. O fato de ser orgânico (integral, menos processado) não significa que é um alimento saudável. A diferença é que provavelmente não foram usados agrotóxicos e outros químicos no cultivo (seja da cana, do arroz, dependendo de onde vem o açúcar).

      Responder
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