14 Nov 16

O novo site está no ar!

Diversos
Por Luciana Vieira

naturalkitchennutritionwebsite

O Proposta Natural está sendo renovado e ganhou um nome e uma cara totalmente novos! Ele agora se chama Natural Kitchen Nutrition.

Precisei mudar o nome do Proposta Natural, que logo sairá do ar, porque precisava ter um website mais profissional, com menos cara de blog, onde eu começasse a falar mais sobre meu trabalho. O blog ainda continua, mas deixa de ser a parte principal! E o nome precisou ser trocado porque trabalho em (ou de) Londres e meus clientes não brasileiros, em geral, não entendem o que a palavra PROPOSTA significa! E também precisa fazer um site bilíngue e ter espaço para que futuramente se tornasse (trilíngue: Espanhol também). Queria mesmo usar o nome “Natural Way” ou “Natural Approach”, mas claro que alguém já teve essa idéia antes de mim, então os domínios não estavam disponíveis.

Acesse o novo site e me diga o que vc acha! www.naturalkitchennutrition.com.

 

luciana_vieira

É com saudade que vou aos poucos abandonando o Proposta Natural, mas estou vendo essa mudança como um recomeço ainda mais promissor!

Um abraço a todos e obrigada pelo apoio!

 

Se você encontrou algum erro neste texto, por favor, mande sua sugestão de correção aqui.
27 Oct 16

Ômega o quê?

Dieta
Por Luciana Vieira

omega-3_linhaca

Em poucas palavras…

Ômega-6 e ômega-3 são dois tipos de nutrientes (gorduras) essenciais e, por isso, devem ser consumidos na dieta para que tenhamos saúde.

Existe uma relação ótima de ômega-6:ômega-3 (estando entre 1:1 e 3:1), mas ainda não há consenso sobre isso.

O consumo de ômega-6 advindo de óleos vegetais deve ser evitado, se não totalmente eliminado da dieta, exceto quando não aquecidos na extração ou na panela (azeite de oliva extraído a frio).

O consumo de oleaginosas e gorduras animais de boa qualidade (fontes de ômega-6) não deve ser um problema se você também consome uma boa quantidade de peixe (ex.: salmão, arenque, sardinha) e sementes como chia e linhaça (fontes de ômega-3).

Continue Lendo >>

Se você encontrou algum erro neste texto, por favor, mande sua sugestão de correção aqui.
15 Aug 16

Carne Orgânica é melhor? (Parte 2)

Dieta
Por Luciana Vieira

nipcic_carne_vermelha

Carnes orgânicas e convencionais, como já falei no artigo “Carne Orgânica é Melhor?” se diferenciam, dentre outras coisas, pela uso indevido de antibióticos, o que na carne não orgânica, é uma prática comum. Outra diferença é encontrada no perfil de gorduras boas.

Estudo recente (1) revelou que a quantidade de Omega-3 encontrada na carne orgânica é 47% maior do que a encontrada em carnes convencionais. Só para relembrar, Omega-3 é uma gordura poliinsaturada que nosso corpo não produz e deve fazer parte da nossa alimentação. Além de ser uma gordura essencial, ela é fundamental para redução de inflamação no organismo e, também, para a prevenção de doenças cardíacas e do declínio cognitivo (2).

De forma simples, cogita-se que a razão desta diferença está na alimentação desses animais. O gado que se alimenta de grama (aliás, sua alimentação natural) desenvolve um tipo de gordura mais saudável. Isso me parece até bastante intuitivo. Se para o ser humano é mais saudável comer comida de verdade, sem processamento, da forma como a encontramos na natureza, por que um bicho se manteria saudável comendo ração, por melhor que ela possa ser ser?

real_food_junk_food

A minha orientação é que os pacientes busquem informação sobre a origem da carne que estão comprando, pesquisem, troquem idéia, falem com o açougueiro. Aqui na Inglaterra é mais fácil encontrar açougues orgânicos, a carne não é tão mais cara que a convencional, mas isso só existe hoje porque no passado começaram o movimento de questionar, exigir, boicotar se necessário.

Você encontra carnes orgânicas onde você mora? É difícil buscar informação sobre a origem das carnes que você compra? Se conhece açougues que vendam carne orgânica, deixe registrado aqui!

Veja também: Carne Orgânica é melhor? (Parte 1)

(1) Composition differences between organic and conventional meat: a systematic literature review and meta-analysis. http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/26878675

(2) The health benefits of omega-3 polyunsaturated fatty acids: a review of the evidence. http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/17539883/

Se você encontrou algum erro neste texto, por favor, mande sua sugestão de correção aqui.
Up